Revoltada, população saiu às ruas de Praga pedindo justiça.
População pede saída de comunista da fiscalização da polícia
Milhares de manifestantes saíram às ruas em Praga, na República Tcheca, depois que o governo tcheco endossou um polêmico ex-policial da era comunista como o novo chefe de fiscalização policial do país. Foi o estopim. O que pôde se ouvir foram gritos de “fora comunista!
Milhares de pessoas acenando bandeiras tchecas e da UE e bandeiras anticomunistas em Praga, e outras cidades do país, deixaram a noite desta segunda-feira bastante agitada. A população exige a saída de Zdenek Ondracek da fiscalização da polícia.
Com gritos de ordem povo pede saída de comunista do poder
A câmara baixa do Parlamento da República Tcheca apoiou estreitamente Zdenek Ondracek para liderar o comitê de fiscalização da polícia - a primeira vez que um legislador comunista ocupa o posto desde a queda do comunismo há quase três décadas.
Zdenek Ondracek foi apoiado pelo primeiro-ministro Andrej Babis e seu partido ANO, que já estão enfrentando acusações policiais de obter ilegalmente fundos da União Europeia há uma década.
Milhares de pessoas gritavam: "Fora comunista"!
Os manifestantes tomaram as ruas de Praga cantando "já tínhamos o suficiente", com os cidadãos culpando tanto Ondracek como primeiro-ministro Andrej Babis pela agitação civil.
Um manifestante disse: "Estou aqui por causa de Ondracek, que era membro de uma força policial, que batia nos manifestantes durante a Revolução de Veludo. Ele é inimigo do povo”.
Em 1989, a unidade policial de Zdenek Ondracek usou canhões de água e cachorros para dispersar os protestos anti-regime. As manifestações eventualmente levaram à derrubada pacífica da ditadura comunista, que se tornou conhecida como a Revolução de Veludo.
Um vídeo de 1989 publicado no YouTube mostra Ondracek defendendo ações policiais em entrevista à televisão estatal. Foi um tirano que tentou massacrar o povo, com ações abusivas. 
Walther Alvarenga


Post a Comment