O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Protestos na República Tcheca: povo exige saída de comunista do comando policial.


 
Revoltada, população saiu às ruas de Praga pedindo justiça.
População pede saída de comunista da fiscalização da polícia
Milhares de manifestantes saíram às ruas em Praga, na República Tcheca, depois que o governo tcheco endossou um polêmico ex-policial da era comunista como o novo chefe de fiscalização policial do país. Foi o estopim. O que pôde se ouvir foram gritos de “fora comunista!
Milhares de pessoas acenando bandeiras tchecas e da UE e bandeiras anticomunistas em Praga, e outras cidades do país, deixaram a noite desta segunda-feira bastante agitada. A população exige a saída de Zdenek Ondracek da fiscalização da polícia.
Com gritos de ordem povo pede saída de comunista do poder
A câmara baixa do Parlamento da República Tcheca apoiou estreitamente Zdenek Ondracek para liderar o comitê de fiscalização da polícia - a primeira vez que um legislador comunista ocupa o posto desde a queda do comunismo há quase três décadas.
Zdenek Ondracek foi apoiado pelo primeiro-ministro Andrej Babis e seu partido ANO, que já estão enfrentando acusações policiais de obter ilegalmente fundos da União Europeia há uma década.
Milhares de pessoas gritavam: "Fora comunista"!
Os manifestantes tomaram as ruas de Praga cantando "já tínhamos o suficiente", com os cidadãos culpando tanto Ondracek como primeiro-ministro Andrej Babis pela agitação civil.
Um manifestante disse: "Estou aqui por causa de Ondracek, que era membro de uma força policial, que batia nos manifestantes durante a Revolução de Veludo. Ele é inimigo do povo”.
Em 1989, a unidade policial de Zdenek Ondracek usou canhões de água e cachorros para dispersar os protestos anti-regime. As manifestações eventualmente levaram à derrubada pacífica da ditadura comunista, que se tornou conhecida como a Revolução de Veludo.
Um vídeo de 1989 publicado no YouTube mostra Ondracek defendendo ações policiais em entrevista à televisão estatal. Foi um tirano que tentou massacrar o povo, com ações abusivas. 
Walther Alvarenga


Nenhum comentário