Dia de cão em Toronto com mortos e feridos

Van atravessa multidão em Toronto, em ação premeditada. Nove mortos.
Em Toronto, no Canadá, a cidade viveu nesta segunda-feira momentos de terror, com nove pessoas mortas e dezesseis feridas na área de Yonge St e Finch . Gritos, correria e a ação da polícia que prendeu o assassino chamado Alek Minassian, de 25 anos, em meio à confusão e socorrer as vítimas da catástrofe.
Foram nove mortos e dezesseis feridos durante atropelamento
Uma Van atravessou a multidão em Toronto, em ação premeditada, deixando nove pessoas mortas e dezesseis feridos. O motorista da Van, Alek Minassian, está sob custódia policial. O incidente ocorreu em uma movimentada área de negócios por volta das 13h30, horário local (14h30, horário de Brasília).
Pedestres também ajudaram no socorro às vítimas
A polícia de Toronto confirmou que nove pessoas morreram e dezesseis ficaram feridas depois que a Van atravessou uma multidão na cidade canadense.
Van que usada nos atropelamentos em Toronto era alugada
O motorista foi preso após o incidente e uma investigação está em andamento. O suspeito foi identificado como um homem de 25 anos chamado Alek Minassian, informou a Canadian Broadcasting Corporation, citando fontes.
Cenas de horror em área movimentada de Toronto
Não se sabe se o incidente foi relacionado ao terror. Mas testemunhas disseram que o motorista parecia dirigir deliberadamente no asfalto antes de atropelar e matar pedestres.
Polícia e bombeiros se unem em ação de socorro
Testemunhas contaram que o motorista da Van desviou de um lado para outro, dentro e fora da calçada, em uma aparente tentativa de atingir pedestres.
Atropelamentos ocorreram em área de grande movimento
O hospital de Sunnybrook disse que recebeu sete pacientes. Eles disseram que o departamento de acidentes e emergências também foi colocado em bloqueio como "precaução adicional".
Um funcionário do hospital disse que cinco pacientes estavam em estado crítico e outros dois estavam em estado grave.Um homem que deu nome de Ali disse à CNN que viu a Van e que o motorista parecia estar mirando nas pessoas.
Pessoas inocentes morreram nos atropelamentos
"Essa pessoa – o motorista – , estava intencionalmente fazendo isso, ele estava matando todo mundo. Ele continuou, continuou. As pessoas estavam sendo atingidas, uma após a outra", relatou.
Segundo testemunhas, os atropelados em sua maioria eram pessoas mais velhas, mas em determinado momento, um carrinho de bebê foi para os ares com o impacto da batida. O veículo envolvido em acredita-se ser uma van de aluguel.
Momento em que suspeito foi preso após catástrofe
Um porta-voz da Ryder, a locadora cuja Van estava envolvida no incidente, disse: “A Ryder está ciente de um incidente envolvendo uma van alugada da Ryder atingindo pedestres em Toronto”, comunicou.
Correria e momentos de desespero em Toronto
"Estamos tristes com este acontecimento trágico e nossas mais profundas condolências vão para os afetados. Levamos muito a sério a segurança relacionada ao uso de toda a nossa frota e estamos cooperando plenamente com as autoridades". finalizou.
Os metrôs foram suspensos na área e as autoridades estão alertando as pessoas para evitar a vizinhança, a fim de ajudar as equipes de emergência.
Van foi interceptada por policiais em Toronto
Os pedestres foram atingidos na parte norte da cidade, a cerca de 30 quilômetros do centro, onde o grupo de sete ministros das Relações Exteriores se reuniu nesta segunda-feira.
Não houve nenhuma mudança perceptível na segurança em torno do Hotel Intercontinental, onde os ministros das Relações Exteriores estavam prestes a se reunir para uma fotografia em grupo.
A Polícia de Toronto realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde e  pediu apoio público durante a investigação. Eles disseram que a área provavelmente será fechada por vários dias enquanto a polícia realiza investigações.
O primeiro ministro Justin Trudeau disse: “Estamos apenas aprendendo sobre a situação em Toronto. Obviamente, teremos mais a aprender e mais a dizer nas próximas horas".
E a primeira-ministra de Ontário, Kathleen Wynne, elogiou os serviços de emergência. “Ouvir várias que pessoas foram feridas em Yonge e Finchn nos deixa consternados.  Estamos acompanhando a situação de perto - trabalhando com nossos parceiros federais e municipais”, enfatizou.
Os EUA e a Europa assistiram a uma série de ataques mortais nos quais veículos foram usados ​​para derrubar pedestres, incluindo um ataque em Nova York em outubro, que matou oito pessoas. A polícia não descartou o terror como motivo.
Veículos também foram usados ​​por terroristas nos últimos anos em Nice, Munique, Estocolmo, Barcelona e Londres, duas vezes. 
Walther Alvarenga


Post a Comment