Vulcão Kilauea, no Havaí, ameaça entrar em erupçao

Vulcão Kilauea provocou cerca de 250 terremotos nos últimos dias
As autoridades nos EUA estão preocupadas com o vulcão Kilauea, no Havaí, que poderá entrar em erupção, após uma série de tremores que vem ocorrendo na área. Um possível colapso pode desencadear um fluxo de lava, o que atemoriza os moradores nas imediações do vulcão.
O vulcão Kilauea provocou mais de 250 terremotos, registrados nos últimos dias, incluindo um terremoto de magnitude 4,2 no distrito de Puna, que abalou a costa na manhã de terça-feira.
Nuvem de fumaça cobre região de Puna, no Havaí. 
O piso da cratera na Zona Leste do Vulcão, provocou um aumento na atividade do terremoto e poderia sinalizar um surto de fluxo de lava iminente.
Autoridades disseram que os terremotos foram causados ​​por um colapso do chão da cratera, que vem ocorrendo desde segunda-feira. Os moradores foram avisados ​​para ficarem em alerta máximo e aguardarem por mais informações sobre as condições do vulcão.
Janet Babb, geóloga do Hawaiian Volcano Observatory, disse que a  sismicidade na zona inferior do vulcão declinou. “O que não sabemos até o momento é se esse evento pode provocar a erupção do vulcão", alerta.
Ela explicou que os terremotos e o colapso da cratera enviaram uma "invasão" de lava para uma nova parte do vulcão.Os cientistas disseram que um surto de lava poderia ocorrer e pode atingir a superfície do vulcão, embora eles não afirmem exatamente onde ou quando o surto aconteceria.
As ameaças de o vulcão entrar em erupção, o que seria uma catástrofe,  levou as autoridades do condado do Havaí a ativar o Centro de Operações de Emergência na manhã desta quarta-feira.
A Agência de Defesa Civil do Condado de Havaí pediu que as pessoas na área da Puna inferior – nas proximidades do vulcão – estivessem preparadas para a possibilidade de um novo fluxo de lava.
O clima é de apreensão, pois até o exato momento do encerramento desta matéria não havia sido confirmado oficialmente quanto a probabilidade de  o vulcão Kilauea, no Havaí, entrar em erupção. 
Walther Alvarenga

Post a Comment