Joe Jackson chicoteava os filhos, Jackon 5, se errassem nos ensaios


Joe chicoteava os filhos e debochava de Michael o chamando de feio
Joe Jackson, pai de Michael Jackson, definha em seu leito de morte. Chamado de tirano, de aproveitador, mas que deu ao mundo o grupo The The Jackson 5 – um dos maiores de todos os tempos –, vive seus últimos momentos, se recusando a ver a esposa e os filhos.
Agora, descobriu-se que, mesmo quando Joe Jackson, de 89 anos, está no leito de morte, sofrendo de uma doença terminal não revelada que o deixou doente durante meses, ele ainda está tentando exercer seu controle implacável sobre sua família.
Joe Jackson é chamado de tirano e implacável
Como chefe do clã Jackson e pai de 11 crianças, incluindo Michael e os outros membros do Jackson 5, Janet e La Toya, ele projetou a ascensão da mais famosa família musical da era moderna.Tido como um valentão autocrático, um adúltero e, de acordo com uma de suas próprias filhas, um suposto abusador de crianças, que passou seus últimos anos ainda tentando desesperadamente lucrar.
De acordo com o filho Jermaine, 63 anos, membros da família, incluindo a esposa Katherine, 88, e as filhas Rebbie, 68, e Janet, 52, foram impedidas de visitar o patriarca moribundo no hospital em Las Vegas.
Joe ainda lucrou com a morte do filho, Michael Jackson,
Ninguém sabia o que estava acontecendo", disse Jermaine esta semana. “Nós não deveríamos ter que implorar e discutir para ver nosso próprio pai, especialmente em um momento como este. Nós estamos sofrendo”, revela.
“Não fomos informados de onde ele estava e não conseguíamos obter a informação completa sobre o seu estado de saúde. Minha mãe estava preocupada. Ele é muito frágil. A família precisa estar ao lado de sua cama. Essa é a nossa única intenção em seus últimos dias” apela.
The Jackson 5 foi o maior grupo pop de todos os tempos
Severo e exigente - Nas décadas de 1960 e 1970, enquanto supervisionava a ascensão do The Jackson 5, a banda pop mais bem-sucedida do planeta, seus métodos eram tão severos que seus filhos nem sequer podiam chamá-lo de pai. Todos eram forçados a se dirigir a ele como Sr. Joseph.
Joe ao lado da esposa quando na morte de Michael Jackson
Fala-se que o severo Joe Jackson administrou rotineiramente o castigo físico na forma de chicotadas e espancamentos, e Michael Jackson afirmou certa vez que, quando menino, ficava com tanto medo de seu pai que ficava fisicamente doente quando o via.
Joe mais tarde falou sobre os filhos, a forma como tratava os integrantes do The Jackson 5, alegando o seguinte: “Eu os ensinei a ser durões. Nós os criamos em um bairro difícil, onde outras crianças estavam em gangues e se metendo em drogas”, disse. “Eu não queria que eles fossem dóceis”.
Nascido em 1928 na cidade de um cavalo de Fountain Hill, Arkansas, o avô de Joe Jackson era um escravo e mais tarde ele descreveu sua criação como "solitária" e com "poucos amigos".
Seus pais se separaram quando ele tinha 12 anos e depois de um período vivendo com seu pai na Califórnia, ele se mudou para ficar com sua mãe e quatro irmãos em um subúrbio de Chicago e perseguiu seu sonho de se tornar um boxeador profissional.
Foi enquanto morava com sua mãe que ele conheceu e se casou com a menina local Katherine Scruse. E em 1950, o casal mudou-se para Gary, Indiana, e oito anos depois, oito filhos, o mais jovem deles, Michael, nasceu em 1958.
As pressões de cuidar de sua família significavam que Joe tinha que abandonar o boxe para trabalhar em tempo integral, embora também tocasse guitarra com uma banda de blues chamada The Falcons.
Embora continuasse frustrado com a falta de sucesso dos Falcons, foi quando ele pegou o filho de nove anos, Tito, tocando com seu violão em 1962, que a sorte de Joe mudou.
Apesar de inicialmente ameaçar o garoto com punição por quebrar uma corda, Tito continuou brincando, impressionando Joe. Ele encorajou Jermaine e Jackie a se unirem a Tito para formar um grupo, adicionando Marlon a ele e, finalmente, Michael.
Jackson 5 vendeu milhões de discos em apenas 10 meses
Explosão do Jackson 5 - Cinco anos depois, o Jackson 5 tocou no teatro Apollo de Nova York, no Harlem, e em 1969 eles assinaram com a Motown Records. Seu primeiro single, I Want You Back, foi lançado no mesmo ano e o grupo estourou. Vendeu milhões de discos em apenas 10 meses.
Michael Jackson revelou mais tarde que, quando crianças eram chicoteadas ou espancadas se perdessem um passo ou atingissem uma nota ruim durante os ensaios do grupo. Ele também revelou como seu pai ridicularizou sua aparência, chamando-o de "feio" e debochando de sua pele com vitiligo.
A irmã mais velha, La Toya, pintou um quadro muito diferente em sua autobiografia de 1991, escrevendo que o pai, Joe, não apenas espancou seus filhos, mas também molestou sexualmente a ela e sua irmã Rebbie.
No entanto, Joe ainda tentou lucrar com a fama de Michael, supostamente cobrando US $ 50.000 para falar sobre seu filho, e até tentando vender uma série de perfumes em um shopping de Las Vegas com a imagem de Michael. Inclusive, esteve em São Paulo, quando se sentiu mal e precisou ser hospitalizado. 
Agora, quando a saúde do patriarca se desvanece, parece que ele ainda está tentando afirmar um último grau de controle sobre sua família, mesmo quando eles tentam visitar seu leito de morte para dizer suas últimas despedidas.
Em uma de suas entrevistas mais recentes, Joe Jackson permaneceu impenitente sobre a maneira como ele educou seus filhos. "Estou feliz por ter sido forte, porque olha o que resultou", disse. "Foram algumas crianças que encantaram o mundo. E todos amavam os meus filhos em todo o mundo."
Walther Alvarenga

Post a Comment