Trump e Kim, juntos em Singapura.

Trump e líder norte-coreano, Kim, se encontram em Singapura, dia 12.
A Casa Branca confirmou o encontro do Presidente Donald Trump com o líder norte-coreano, Kim Jong-un na próxima terça-feira, dia 12 de junho, em Singapura. Um esquema de segurança aéreo, marítimo e por terra vem sendo monitorado pelos EUA e pela Coréia do Norte, evitando possível atentado durante a reunião.
Mais contido em suas colocações ácidas, Trump diz estar entusiasmado com o encontro com Kim e admite convidar o líder da Coreia do Norte para visitar a Casa Branca, o que será um grande passo entre os dois países.
A hipótese foi levantada nesta quinta-feira durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
O convite só está dependente do sucesso da reunião de terça-feira em Singapura, que, segundo Trump, não exige muita preparação. “Não penso que tenha de me preparar muito. É uma questão de atitude e de ter vontade de fazer as coisas”, disse o republicano.
Considerando possível um acordo para acabar com o conflito entre as duas Coreias, Trump disse, que essa era “a parte fácil” das negociações. “O que acontece depois disso é que é verdadeiramente importante”, referiu.
Se antes o Presidente norte-americano adotava uma política de “pressão máxima” sobre a Coreia do Norte com vista à desnuclearização, agora reconhece que o processo “levará mais tempo” do que uma reunião, afirmando que não quer usar termos mais duros por estar a entrar “numa negociação amigável”.
Ainda assim, Trump avisa que tem muito mais sanções que poderá usar contra o regime norte-coreano. 
Walther Alvarenga

Post a Comment