Ponte desaba em Gênova e 20 corpos foram encontrados
A Ponte de autoestrada desaba em momento de trânsito em Gênova
A Ponte Morandi, perto da cidade de Gênova, no norte da Itália, desabou nesta terça-feira pela manhã – 11h30 local, 9h30 em Brasília – com serviços de emergência lutando para retirar "cerca de dez carros" dos escombros. Ainda não se sabe o número exato de mortos, embora 20 corpos foram encontrados, segundo autoridades locais.
A ponte de autoestrada desabou na terça-feira no exato momento em que vários motoristas circulavam no local, o que se presume que o número de mortos seja expressivo. A ponte recebeu o nome do engenheiro Riccardo Morandi e foi construída entre 1963 e 1967.
Retrato da tragédia em Gênova
Parte da ponte permaneceu intacta após o colapso. O momento chocou os moradores que gritaram: “Oh meu Deus. Meu Deus."
A ponte, que faz parte da rodovia A10, tem cerca de 100 metros de altura, segundo a mídia italiana. O serviço de ambulância italiano disse que pode haver “dezenas de mortos” no incidente. Ministro do Transporte italiano, Danilo Toninelli, disse que o colapso da ponte na rodovia de Gênova retrata uma "imensa tragédia".
A televisão italiana mostrou imagens da ponte desmoronada, construída na autoestrada A10 nos anos 60. Obras de reestruturação na ponte foram realizadas em 2016.
Segundo bombeiros 13 pessoas já foram retiradas vivas dos escombros, cinco das quais estão em condições de risco de vida. O Ministério do Interior da Itália confirmou 20 mortos, incluindo uma menina de 10 anos.
Carros esmagados pelos escombros
O corpo de bombeiros local também disse que as vítimas provavelmente foram depois da queda da ponte por volta das 11h30 (09h30 de Brasília) durante chuvas torrenciais.
Uma testemunha disse que viu "oito ou nove" veículos na ponte quando desabou no que ela disse ser uma "cena apocalíptica".
O ministro dos Transportes, Danilo Toninelli, disse em um tweet que estava "seguindo com grande apreensão o que parece ser uma tragédia imensa".
Autoridades já fecharam a auto-estrada A10 Genoa-Savona para o aeroporto de Gênova em ambas as direções. Os serviços ferroviários também estão atualmente suspensos.
 Walther Alvarenga

Post a Comment