Presidente Jair Bolsonaro foi contra medida assinada por Michel Temer

Decisão foi anunciada nesta terça pelo do alto escalão de Jair Bolsonaro

O Brasil anunciou nesta terça-feira de que está fora do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, após decisão do alto escalão do presidente Jair Bolsonaro. A notícia surpreendeu os países que integram a corrente de imigratória, comandada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com esta dissociação, cai por terra todo empenho que o ex-presidente Michel Temer e sua equipe tiveram, consolidando o pacto em dezembro do ano passado, quando assinaram o acordo – participação do Brasil no Pacto –, o que não irá mais ocorrer, evidente.

O Pacto era um compromisso do Brasil junto às questões de imigração no mundo, ou seja, dar suporte e apoio a refugiados quando fosse necessário.

Inclusive, após ter assinado o Pacto, o Itamaraty havia frisado o seguinte: que seria de grande importância para a garantia de tratamento digno para os mais de três milhões de brasileiros no exterior.

Entretanto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Ernesto Araújo, já havia sinalizado que não era a intenção do país continuar no Pacto Global para Migração Segura, alegando que “é um instrumento inadequado para lidar com o problema”.

Em contrapartida, por questões humanitárias, o governo brasileiro continua dando suporte à venezuelanos que chegam ao país, fugindo do regime autoritário do presidente Nicolás Maduro. 

Walther Alvarenga


Post a Comment