Rahaf Mohammed al-Qunun embarcou para Toronto

Rahaf Mohammed al-Qunun, de 18 anos, está sob proteção da ONU

A jovem saudita de 18 anos, Rahaf Mohammed al-Qunun, que desafiou o regime islâmico, cortando os cabelos, abandonando o véu islâmico e fugindo da família, embarcou nesta sexta-feira para Toronto, no Canadá, segundo anunciou o chefe da polícia de imigração da Tailândia Surachate Hakparn – onde a garota estava refugiada.

Sob a proteção da ONU, Rahaf ficou reclusa durante dias em um hotel de Bangkok para evitar ser entregue à sua família, que a teria ameaçado de morte por ter renunciado ao Islã e se rebelado contra as regras conservadoras da Arábia Saudita.

Rahaf Mohammed levada ao aeroporto por autoridades tailandesas
Foi um ato de coragem da jovem, hoje foco dos noticiários internacionais. Inclusive, nesta sexta-feira, depois de postar no seu twitter a seguinte frase: "Tenho boas e más notícias..." Ela foi novamente ameaçada de morte.

E mesmo tendo recebido convite do governo da Austrália para hospedagem e segurança no país, Rahaf seguiu para Toronto, onde pretende ter nova vida, em total liberdade e proteção.

O Grupo de direitos humanos analisa como um desafio contra a repressão o gesto da jovem saudita que chamou a atenção do mundo. Rahaf diz que irá estudar em Toronto, e quer conhecer jovens da sua idade para novas amizades.

Walther Alvarenga

Post a Comment