Quadro estava no refeitório em condições precárias

A descoberta retrata a Última Santa Ceia no refeitório do convento

Foi uma surpresa a descoberta de um quadro que retrata a Última Santa Ceia, encontrado na aldeia de Saracena, na área de Cosenza, na Itália, em um convento dos Capuchinhos abandonado há anos. A obra-prima de Leonardo da Vinci chamou a atenção de historiadores que se locomoveram até o local.

O quadro foi encontrado no refeitório do mosteiro capuchinho, em condições precárias, o que levará um bom tempo para ser restaurado. A notícia foi divulgada no Facebook pelas associações "Mistery Hunters" e "Mistyca Calabria".

O convento, acessível apenas a pé, foi fundado em 1588 e adquiriu importância nos séculos XVII e XVIII, tornando-se o local do noviciado e local de estudos.

Angelo d'Acri passou um ano lá (Lucantonio Falcone, presbítero italiano, foi declarado abençoado pelo Papa Leão XII). A estrutura foi fechada em 1915, e de 1917 a 1918 foi usada como prisão.

Existem numerosas cópias da Última CeiaO original foi feito entre 1494 e 1498 no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão. A técnica pictórica particular usada por Leonardo mostrou-se sensível à umidade, tanto que foram longos trabalhos de restauração, concluídos em 1999.

Walther Alvarenga

Post a Comment