Clima tenso entre Donald Trump e Hassan Rouhani

Hassan Rouhani  disse que rota diplomática com EUA “foi fechada”

O clima está cada vez mais tenso entre os EUA e o Irã, e, após novas sanções impostas aos iranianos, o Presidente Hassan Rouhani declarou que, "A rota diplomática com Trump (Donald) foi fechada”.

O presidente iraniano, Rouhani, disse que as novas sanções americanas mostram que Washington está "mentindo" sobre ofertas de negociações de acordo nuclear. 

O presidente iraniano também acrescentou que a Casa Branca está - em sua opinião - "sofrendo de retardo mental". 

Por outro lado, o porta-voz do Mistério estrangeiro de Teerã, Abbas Mousavi, questionou no Twitter como "impor sanções estéreis contra o líder supremo do Irã (aiatolá Ali Khamenei) e o chefe da diplomacia iraniana (Mohammad Javad Zarif), significa o fechamento permanente da rota diplomática com a administração Trump”.

Em contrapartida, John Bolton, assessor de Segurança da equipe dos EUA, disse nesta terça-feira em Jerusalém que o presidente Donald Trump mantém a porta aberta para negociações nucleares com o Irã. 

"Trump introduziu importantes novas sanções contra o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, bem como contra outros líderes e entidades iranianas, mas o presidente mantém a porta aberta para negociações reais", ressalta Bolton na coletiva conjunta com o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. 

Essas novas negociações nucleares, segundo o assessor de segurança, devem "trazer um fim verificável e completo ao programa de armas nucleares iranianas, ao desenvolvimento de sistemas de lançamento de mísseis balísticos, ao apoio ao terrorismo internacional".

Walther Alvarenga



Post a Comment