O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cirurgia do câncer, sem cortes e sem dor!

Elekta VERSA HD apresenta tecnologia de alta precisão 

Radioterapia de Alta Tecnologia: Elekta VERSA HD

A Radioterapia de Alta Tecnologia, tão procurada e requisitada por médicos e pacientes nos EUA, agora está acessível aqui no Brasil, na cidade de Poços de Caldas. A “Radioterapia Poços de Caldas” é a primeira clínica brasileira a ter uma sala exclusivamente equipada com o que há de mais moderno em Radioterapia de Alta Tecnologia dedicada ao tratamento do câncer sem cortes e sem dor.

“Hoje podemos falar em tratamento do câncer sem cortes e sem dor. O Elekta VERSA HD apresenta uma tecnologia de alta precisão para alcançar qualquer tumor com a máxima precisão, sem afetar órgãos periféricos saudáveis”, ressalta Dr. César Cavini, CEO da “Radioterapia Poços de Caldas”, referência no Estado de Minas Gerais, com reconhecimento internacional – principalmente nos EUA.

A “Radioterapia de Poços de Caldas” conta com recursos de visualização em 4D, tornando os tratamentos mais rápidos e precisos, reduzindo em até 70% o tempo de tratamento, comparado às tecnologias anteriores. E segundo relatos dos profissionais da clínica, essa tecnologia vem possibilitando alcançar resultados antes considerados impossíveis no que diz respeito à cura do câncer.

Dr. César Cavini, da Radioterapia Poços de Caldas
Adianta do Dr. César Cavini que, “a Radioterapia é parte fundamental do tripé que hoje constitui o tratamento do câncer: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Ela é baseada na entrega na área de interesse de um feixe de fótons de Alta Energia que causam pequenas alterações nas células tumorais e este acúmulo de danos gera o fenômeno de apoptose, Ou seja, a indução da morte natural das células cancerígenas”.

“A radioterapia tem um potencial curativo em várias neoplasias, mas, na Oncologia moderna ela é basicamente utilizada em combinação com a quimioterapia e muitas vezes com a cirurgia de uma forma concomitante ou após estes procedimentos”, acrescenta o médico.

“Nas últimas décadas houve um enorme avanço tecnológico na área da radioterapia. Esse avanço permitiu que maiores doses sejam colocadas na área do tumor com menos dose atingindo os órgãos normais que estão próximos, mas não envolvidos pela neoplasia. Isto significa que hoje, com a tecnologia de ponta que envolve complexos sistemas de computação de fusão de imagens e planejamento, além de aceleradores lineares que permitem modulação do feixe de radiação, é possível conseguir maior assertividade do feixe com muito menos toxicidade”, enfatiza Dr. Cavini.

A partir dessa possibilidade, diz o médico, de maior dose com Menos efeitos colaterais é possível hoje utilizar maiores doses por dia de radiação em cada dia de tratamento e consequente encurtamento do tempo de tratamento. As grandes revoluções tecnológicas são várias.

Modulação do feixe de radiação

A técnica de modulação do feixe de radiação que permite poupar os órgãos vizinhos dos efeitos da radiação se chama IMRT e significa modulação do feixe de radiação. Quando combinada com a técnica VMAT permite uma modulação da irradiação em 3D.

A presença de uma tomografia computadorizada acoplada ao aparelho de radioterapia que são os aceleradores lineares permitiu a visualização dos tumores durante o tratamento com uma correção em tempo real do posicionamento do feixe de radiação.
A soma de todas essas tecnologias tem permitido um encurtamento do tempo de tratamento, uma maior dose entregue com Menos efeitos colaterais resultando em benefício para o paciente.

Na próxima etapa, mais informações sobre os avanços tecnológicos para a cura do câncer, adotados pela mais bem equipada e estruturada clínica de Minas Gerais - “Radioterapia Poços de Caldas” – com informações do Dr. César Cavini e equipe médica.




Nenhum comentário