Donald Trump congela ativos do regime Nicolás Maduro
Bens da Venezuela que se encontram nos EUA estão bloqueados

O clima na Venezuela é de desolação entre os populares – os cidadãos comuns – com a Ordem Executiva assinada pelo Presidente Donald Trump, que congela todos os ativos do regime de Nicolás Maduro no país norte-americano.  E se a fome e a falta de medicamentos já é um caos no país, agora a situação fica ainda mais complicada.

Todos os bens e interesses em bens do Governo da Venezuela que se encontram nos EUA estão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados nem negociados de outra maneira, determina o texto da medida adotada.

A Venezuela entra na lista negra de países sujeitos a tais restrições por Washington, a exemplo da Coreia do Norte, do Irã, da Síria e de Cuba. Em Caracas, o semblante da população é de temor.

Mas qual a posição do presidente interino Juan Guaidó? O seu posicionamento diante da sansão imposta por Washington, que coloca o seu povo na mira do tiro, será de submissão?

A ordem executiva da Casa Branca representa o estrangulamento da Venezuela, que padece mediante ao caos social, sem saída.

Em contrapartida, Trump  tinha antecipado que cogitava impor essa rigorosa sanção ao regime, em vista dos apoios que Maduro estava recebendo por parte da China e Irã.

O êxodo na Venezuela já mobilizou 3,4 milhões de cidadãos que deixaram o país, buscando refúgio na Colômbia e no Brasil.

Walther Alvarenga

Post a Comment