O índice de pedidos de divórcio é alarmante em Portugal

Os dados recentes são do Instituto Nacional de Estatística.
Mesmo com o número de casamentos aumentando na Europa, Portugal é o país da União Europeia com maior taxa de dissolução matrimonial, seguido do Luxemburgo e da Espanha. Os dados recentes são do Instituto Nacional de Estatística. E a pergunta que faz é: “Por que há tanta desunião entre os casais portugueses?”  

Portugal é apontado como o campeão dos divórcios na Europa e no mundo – pasme, leitor do BLOG. O número de casamentos em Portugal tem sido considerável, mas a verdade dos números não engana, o índice de pedidos de divórcio é surpreendente.
O que está ocorrendo? Incompatibilidade ou liberdade conquistada mesmo com a dissolução do casamento? Uma incógnita.
Mas é evidente que Portugal continua sendo o líder incontestável de uma certa forma de desunião europeia, que apenas representa em números a realidade do fantasma que assombra a Europa.
Em 2017, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, o número de casamentos em Portugal aumentou 3,8 por cento, sendo que o número de divórcios decresceu em 3,4 por cento.

Ambos contrariam a marcha da década anterior, em que o número de casamentos diminuiu e o número de divórcios cresceu consistentemente em Portugal, até se consagrar campeão europeu dos divórcios, encontrando-se ainda em boa posição para disputar com qualquer país o título mundial.

Em teoria, o aumento do número de casamentos confere ao divórcio um amplo potencial para se juntar aos números que entronizaram Portugal no reino das dissoluções matrimoniais. Na União Europeia, só Luxemburgo se aproxima das taxas portuguesas.

Walther Alvarenga




Post a Comment