Imigrantes sem documentos vivem pesadelo do despejo em Illinois

Governador J. B. Pritzker desafia Trump e defende imigrantes
Para o leitor que acompanha o BLOG sabe exatamente quando e onde o calo aperta em se tratando de brasileiro sem documentos residindo nos EUA. E apesar do risco diário – batidas do ICE e a preocupação em dirigir nas rodovias com carta de motorista adulterada ou vencida –, há os que respiram fundo e professam a célebre frase: “Seja o que Deus quiser”.
Mas não é bem assim que as coisas funcionam em território americano. As  leis são rigorosas e cumpridas. E não adianta o “jeitinho brasileiro” porque a situação pode se agravar. Gerar até deportação.
Mas sempre surge luz no fim do túnel – quando tudo parece nebuloso. O Estado de Illinois, nos EUA, está proibindo que imigrantes indocumentados sejam despejados pelos donos de imóveis – isso está acontecendo com frequência.
Toda essa façanha naquele estado, graças ao projeto de lei assinado pelo Governador J. B. Pritzker, que também proíbe que ameacem denunciar o status migratório dos inquilinos às autoridades como forma de intimidá-los ou retaliação pela reivindicação de direitos e para força-los a sair.
Governador J.B. Pritzker faz críticas a Donald Trump
Como pode avaliar o nobre leitor do BLOG, é um alívio para quem estava com os dias contados no imóvel, sem alternativas para se mudar. Imagine o drama de famílias, que têm filhos na escola.
Pritzker, que não tem papas na língua, foi contundente ao afirmar que a política imigratória do Presidente Donald Trump é arbitrária e que o imigrante merece ser tratado com respeito. Certíssimo, governador!
Pritzker também criticou a postura da Casa Branca em dificultar que os imigrantes se utilizem de benefícios públicos para conseguirem a residência legal permanente (green card).
Não é fácil morar fora do país e, todos os dias, ter que  “engolir” um Trump intransigente. E se no Brasil temos que “matar” um leão por dia, nos EUA o emigrante “mata” um javali por minuto!
Walther Alvarenga
  



Post a Comment