Guerra do tomate mobiliza milhares de turistas na Espanha
Tradição desde 1945, com desfile de bonecos gigantes e tomate

Se o quilo do tomate está no sobe e desce nos supermercados do Brasil, na Espanha a situação é bem diferente. Nesta sexta-feira, 30 de agosto, acontece em território espanhol uma das mais tradicionais festas do país, “La Tomatina”, nas ruas da cidade de Buñol, em Valência. Os participantes se confrontam com tomate!

Lá acontece uma verdadeira “guerra” de tomate, que deixa os participantes lambuzados de tomate, até os cabelos - e, diga-se de passagem, os espanhóis adoram.  

Todos os anos, milhares de turistas lotam a cidade de Buñol para curtir essa hilária guerra do tomate. Uma tradição que vem desde 1945, com desfile de bonecos gigantes, e, evidente, muito tomate sendo atirando de um lado para o outro.

É uma festa divertida na cidade de Buñol
Tudo começou em 1945, quando alguns jovens resolveram entrar em confronto – briga pra valer –, que se iniciou na Plaza del Pueblo usando tomates como munição.

Nessa primeira briga a polícia interviu e eles tiveram que pagar pelos tomates desperdiçados. E o que era confronto, acabou virando diversão e eles – os rapazes briguentos – passaram a se reunir anualmente para repetir a guerra de tomates usando seus próprios frutos.

Hotéis e pousadas da cidade de Buñol ficam lotadas nesta época do ano. O lucro para os produtores de tomate crescem consideravelmente, pois toneladas de tomates são encomendadas para a grande “La Tomatina”.

 E você, leitor do BLOG, se habilita participar desta festa do tomate? Têm turistas de várias partes do mundo na Espanha neste momento, prontos para acompanhar de perto esta façanha.

Walther Alvarenga

Post a Comment