Cuidado, o perigo contra idosos vem do inesperado.

Passo a passo de roubo de cartões de aposentados em rede nacional

Às vezes a informação que objetiva alertar pessoas, apontar os perigos de determinada situação – que lesa pessoas desavisadas através de fraudes inimagináveis – pode ter o efeito contrário. Aquela situação de o tiro que sai pela culatra. Portanto, cautela se faz necessária até mesmo para explicar a ação de bandidos – se referindo ao caso de abusos de idosos.

A matéria que o Programa “Domingo Espetacular” da Rede Record levou ao ar neste dia 15 de setembro – domingo – mostrava a ação de bandidos subornando e roubando pessoas da terceira idade. Foi interessante, porém, faltou prudência por parte do editor e do repórter ao entregar o ouro para um segundo bandido.

Como assim? Não entendi! Você deve estar se perguntando. Explico. O “um segundo bandido” a que me refiro é aquele sujeito desocupado, de má índole, em casa, pensando no que fazer da vida e, de repente, se depara com a reportagem do “Domingo Espetacular”.

A matéria que informava a maneira de os bandidos descobrirem idosos morando sozinhos ou em casa desacompanhados, executando a “operação rouba velhinhos”, tem estratégia de deixar até mesmo o detetive Sherlock Homes espantado.

O passo a passo do plano sinistro, como roubo de cartões de aposentados, extorsão de dinheiro e tudo mais, foi mostrado em rede nacional, sem os devidos cuidados.

Confesso, fiquei embasbacado. Como jornalista, teria conversado com o pessoal da edição – antes de a matéria ir ao ar – para excluir alguns pontos “incentivadores”, digamos assim, da reportagem.

Quais? Por exemplo, o momento em que o sujeito age ao chegar à casa da vítima. Os procedimentos – diálogos e tudo mais para enganar os idosos – estava bem ali, à frente dos olhos – lembrei-me do filme, “Onze homens e  Um Segredo”.

Mas isso não é um alerta? Sim, evidente, mas até mesmo para alertar algo ou alguém é essencial ter os parâmetros exatos da presciência para não descumprir com o seu objetivo. Errar o alvo pode ser desastroso.

Aí, lembrando aquele sujeito desocupado, de má índole, em casa, pensando no que fazer da vida, a dica “preciosa” que o “Domingo Espetacular” entregou de bandeja. Tudo muito explicadinho.

E, acredite, outras vítimas bem próximas a você podem ser lesadas com golpe idêntico. Não torço para isso, imagine, mas, caso a má índole corrompa a imaginação de algum sujeito maluco, desocupado...

Alerta

Se você tem idosos em casa ou conheça pessoas que tenham em casa pais ou avós que ficam só durante o dia, cuidado! Alguém que toca a campainha fazendo pesquisa ou mesmo dizendo ser de empresa de energia elétrica, melhor averiguar antes de atender para evitar surpresas desagradáveis!

Walther Alvarenga

Post a Comment