Crianças "alugadas" são alvo de fraudes para imigração ilegal
A fralde envolve casais e adultos que pagam para ter “filhos falsos”

O esquema fraudulento de adultos – a maioria casal – para imigração ilegal para os EUA envolvia crianças, que eram “alugadas” para se fazer passar por filhos – tinham passaportes adulterados. A prática ilegal, denominada pela Polícia Federal como “cai-cai”, prendeu dez suspeitos nesta quinta-feira no Aeroporto Internacional de Brasília.

Todos estavam prontos para embarcar no aeroporto de Brasília, a maioria com crianças “alugadas”, quando a PF deu ordem de prisão no saguão de embarque.

Você, leitor do BLOG, deve estar se perguntando: Como alugar crianças para leva-las ilegalmente para os EUA?

Crianças acabam vítimas de adultos fraudulentos
Entenda o esquema

Um adulto ou casal, com pretensões de ir para os EUA pagava pela criança – geralmente para famílias muito pobres – para se passar por filho, providenciando documentação falsa – passaporte falso.

O casal ou o adulto, levando a criança “alugada”, viajava até o México, onde cruzava a fronteira com a o “filho falso”. Acontece que um adulto ou o casal que atravessa a fronteira do México para os EUA, ao chegar em solo norte-americano, se entrega às autoridades imigratórias na companhia da criança.
Isso impede a deportação imediata do adulto – ou do casal –, pois a criança não pode permanecer sozinha nos EUA durante os trâmites de repatriação para o Brasil.

Os presos investigados pelos crimes de promoção da migração ilegal de menor de idade e de falsificação de documentos, entre outros, estão na Polícia Federal. O nome deles não foi divulgado.

Um esquema ardiloso, que coloca crianças em situação de perigo, com a travessia perigosa da fronteira entre México e EUA, tomada por bandidos, coiotes e traficantes de drogas.

Walther Alvarenga

Post a Comment