EUA vão restringir número de refugiados no país

EUA vão deixar de ser o país que mais acolhe refugiados. Clima fica tenso.

A intenção da Casa Branca, atendendo as determinações do Presidente Donald Trump, é restringir o número de refugiados que são reinstalados nos EUA. O “The New York Times” publica matéria abordando sobre o tema, pauta primordial que será encaminhada ao Senado americano.
Uma série de reuniões tem acontecido com líderes do governo para discutir o assunto. Os EUA querem acabar de vez com o programa em vigor há vários anos, e que faz do país uma dos maiores territórios de acolhimento em todo o mundo de imigrantes.
A meta é que refugiados vindos de países como Iraque e Afeganistão, onde os militares combatem lado a lado com as tropas dos EUA, sejam barrados. Outro incomodo de Trump é o numero crescente de imigrantes da Guatemala, El Salvador e Honduras, que estão na fronteira entre México e EUA e que pedem asilo.
 “Num momento em que existem mais refugiados que nunca antes na história, os EUA estão a abandonando o posto de liderança do realojamento de pessoas vulneráveis que precisam de proteção”, criticou Eric Schwartz, presidente da Refugiados Internacional.
Em 2019, Trump definiu 30 mil pessoas como o limite máximo de reinstalações nos EUA, um decorte de mais de 70% comparativamente à administração de Barack Obama. Confrontada pelo “New York Times” com esta informação, a Casa Branca não comentou.
Walther Alvarenga
Descrição: https://creatives.sascdn.com/images/pixel.gif


Post a Comment