Ex-líder soviético, Mikhail Gorbachev, no comercial da Pizza Hut.
Comercial que circula pela Internet há anos volta aparecer na Rússia

Na Rússia volta em discussão, em pleno 2019, o comercial estrelado pelo  ex-líder soviético, Mikhail Gorbachev, nos anos 90, em que aparece ao lado da neta em uma loja da Pizza Hut russa. O ex-Secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991 e Presidente da nação entre 1990-1991, é assunto no reduto de Vladimir Putin.

A propaganda que circula pela Internet há anos, voltou a aparecer no início desta semana, revivendo a era Gorbachev. Mas parte do povo russo tem restrições ao comercial, alegando que é o retrato sombrio de um ex-líder. E fica a pergunta: “foi um salvador ou símbolo da queda do país”.  

O anúncio foi ao ar no final de 1997, menos de uma década depois a queda do muro de Berlim e o fim da União Soviética. Nele, Gorbachev entra em uma Pizza Hut russa junto com sua neta. Seus colegas de jantar o localizam e começam a discutir se Gorbachev deve ser admirado ou desprezado por presidir a dissolução da União Soviética.

A CNN explica que Gorbachev “concordou em fazer o comercial apenas para ganhar dinheiro”. De alguma forma, apesar de o vídeo fornecer evidências contrárias, o ex-líder “não concordou em promover nada ”, mas apareceu no local da Pizza Hut porque, segundo ele, “a pizza é um tipo especial de comida que faz o que sempre quis fazer: unir as pessoas ”.

“É uma parte importante da vida. Não é apenas consumo, é também socialização”, disse ele. "Se eu não visse que isso era benéfico para as pessoas, não teria concordado."

Walther Alvarenga

(Comercial com Mikhail Gorbachev ainda gera polêmica na Rússia)

Post a Comment