Boris Johnson apelidado de "pato amarelo" pelos britânicos

Lady Hale, pouco conhecida, surge como personificação da democracia.

No Reino Unido, enquanto a questão Brexit amarga na indecisão, com a derrota do primeiro-ministro Boris Johnson junto ao Parlamento, um contraponto surge do inesperado. Trata-se da senhora Brenda Hale, mais formalmente chamada Lady Hale, de 74 anos, pouco conhecida pelo público em geral, mas que surgiu como a personificação da democracia.

Magistrada britânica e atual presidente da Suprema Corte do Reino Unido, fala com austeridade, apontando falhas na atuação de Boris Johnson – que vive despenteado e anda desengonçado.

Brenda Hale, mais formalmente chamada Lady Hale.
Lady Hale tomou uma decisão histórica nesta quarta-feira, declarando ilegal a suspensão do Parlamento por Boris Johnson.

As considerações dessa senhora ganharam força no Parlamento britânico e afrontam as manobras do primeiro-ministro, que tenta isolar o Parlamento do Brexit, o que lhe rendeu críticas do povo britânico, que o apelidaram de “pato amarelo”.

Ostentando enorme alfinete de aranha no peito, o broche imediatamente se tornou viral nas redes sociais, a presidente Lady Hale recebe apoio da população e dos colegas do Parlamento, que a consideram corajosa, com palavras simples, mas desafiadoras.

Quem é Lady Hale

Natural de Leeds, no norte da Inglaterra, Lady Hale não seguiu a rota clássica dos grandes magistrados do Reino Unido, principalmente através do setor privado altamente elitista. 

Filha dos diretores da escola, ela tornou-se pública, antes de conseguir um lugar na Universidade de Cambridge, a primeira de sua escola neste caso. "Eu fiz direito porque meu diretor disse que eu era muito ruim para a história", relata.

Ela passou quase 20 anos ensinando direito na Universidade de Manchester, antes de multiplicar os "primeiros" da década de 1990.

Especialista em direito da família, ela é a primeira mulher nomeada para a comissão de leis da Inglaterra e do País de Gales. Ela se aposentará no início de 2020, atingida pelo limite de idade de 75 anos.

Walther Alvarenga

Post a Comment