Tufão surpreende população em Seul com ventos devastadores

Foram cancelados cerca de 300 voos nacionais e internacionais em Seul

Foi um caos que levou centenas pessoas às ruas em desespero durante a passagem do tufão Lingling, em Seul – Coreia do Sul –, provocando a morte de uma mulher de 70 anos. Com isso, foram cancelados cerca de 300 voos nacionais e internacionais em Seul, segundo notícia neste sábado da agência Yonhap.

Lingling, é o 13.º tufão da época no Pacífico, já havia tocado terra na província norte-coreana de Hwanghae do Sul pelas 16:00 locais, segundo informou a Administração Meteorológica da Coreia (KMA).

De acordo com a KMA, o tufão, que já perdeu alguma força, mas cuja intensidade é qualificada ainda de "potente", arrasta ventos de 120 quilômetros por hora, deslocando-se em direção noroeste a cerca de 50 quilômetros hora.

Os ventos arrancaram árvores e destruíram fachadas de lojas
Uma mulher com cerca de 70 anos morreu na localidade de Boryeong – a 130 quilômetros de Seul – devido a um ferimento na cabeça provocado por ter sido arrastada pelos ventos de mais de 140 quilômetros hora.

As autoridades locais informaram também que centenas de árvores foram derrubadas devido ao tufão em vários municípios na costa ocidental sul-coreana.

Mais de 300 voos foram cancelados em todo o país, incluindo 150 voos internacionais com saída e destino no aeroporto de Incheon, o principal da capital sul-coreana.

Seul foi a mais atingida pelos ventos e tempestade
Espera-se que o Lingling perca a força com a passagem das horas, conforme se desloca para a fronteira entre a Coreia do Norte e a China.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, presidiu na sexta-feira a uma reunião de emergência perante a chegada iminente do tufão para coordenar preparativos com o exército de forma a mitigar os efeitos da passagem do tufão, segundo informou a propaganda do regime.

Lingling foi o tufão mais forte a atingir a península desde Bolaven, que em 2012 provocou 15 mortos na Coreia do Sul e danos no valor de mais de 500 milhões de dólares.

Walther Alvarenga

Post a Comment