Um tsunami de pessoas pelas ruas de Santiago do Chile
Um tsunami de pessoas pelas ruas de Santiago exigem aumento de pensões

A população do Chile sai às ruas de Santiago, na maior manifestação já ocorrida no país, com um milhão de manifestantes, segundo divulgou a mídia local. Empunhando cartazes e com a palavra de ordem, “O Chile Acordou”, as ruas centrais ficaram tomadas de cidadãos chilenos, descontentes com o aumento do bilhete do metrô e com a defasagem do sistema previdenciário – pedem aumento de pensões e salários.

Um tsunami de pessoas pelas ruas de Santiago nesta sexta-feira, exigindo a saída do presidente Sebastian Pinera, assombrou as autoridades do país.

O governo chileno sofreu um novo despertar, observando a gigantesca mobilização popular na capital, época em que muitas regiões estão em estado de emergência e várias cidades estão ativando o toque de recolher. 

Porta-vozes da plataforma "Unidad Social" informam que a mobilização popular pede que os militares se retirem das ruas; que o Parlamento abandone todas as leis antipopulares e que nova Constituição seja trabalhada através do instrumento das assembleias constituintes. 

A TV chilena mostrou à noite, o centro da cidade de Santiago completamente paralisado, sem nenhum tipo de trânsito. Um caos total.


Walther Alvarenga

Post a Comment