Médicos e familiares denunciam ação truculenta do ICE 
Médicos e familiares reclamam de agentes que algemam pacientes

A situação de pessoas sem documentos nos EUA parece se agravar a cada dia, com as medidas cada vez mais austeras de agentes de Imigração – ICE – que agora entram em hospitais a procura de possíveis imigrantes indocumentados, que estejam em tratamento ou consulta médica.

O dado alarmante deixa a Comunidade em alerta, pois o fato aconteceu em um hospital de Miami, segundo denúncias de médicos, ativistas e familiares, que reclamam de agentes de Imigração que algemam pacientes imigrantes, levando medo aos hospitais.

Tente supor, leitor do BLOG, que alguém de sua família, sem documentos, que esteja morando nos EUA, acabe sendo algemada durante visita ao médico no hospital da cidade em que reside. Infelizmente essa é a realidade do momento.

Outro dia, de acordo com relatos dos próprios imigrantes, um agente armado da Patrulha de Fronteira americana circulou pelos corredores de uma sala de emergência em um hospital na cidade de Miami, na Flórida.

Foi um caos. O agente agiu com impulsividade, intimidando os pacientes que aguardavam para ser atendidos. “Foi revoltante”, disse uma senhora que preferiu não se identificar.

É fato: a presença de agentes do Departamento de Imigração e Alfândega está se tornando cada vez mais comum em instalações de saúde em todo o país. Os hospitais reagem e buscam maneiras de proteger os direitos de seus pacientes.

Walther Alvarenga

Post a Comment