Portugal abre as portas de trabalho para brasileiros

Nova lei está em vigor e portugueses acenam sinal verde para Brasil

Nos próximos trinta anos Portugal literalmente será um dos países com  maior número de pessoas envelhecidas – acima dos 65 anos. O dado foi apontado pelas Nações Unidas, atestando que em 2030 será o terceiro país mais envelhecido do mundo, atrás do Japão e da Itália.

Preocupados com estas estatísticas, as autoridades portuguesas abrem as portas do país para estrangeiros, facilitando o visto de trabalho, inclusive, mencionando os brasileiros como preferência – imigrantes provenientes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) serão mais favorecidos. 


Visto de trabalho sem burocracia, garante Portugal.
Desde o dia 1 de outubro está em vigor à nova Lei dos Estrangeiros em Portugal, abrindo oportunidades para estudantes, empreendedores e trabalhadores qualificados, que poderão deixar de lado a entrevista presencial – cujo agendamento pode demorar meses – e fazer todos os trâmites de maneira digital. 

Anteriormente, por exemplo, quem quisesse estudar em Portugal deveria reunir toda a documentação exigida e solicitar o visto no Consulado. Ainda teria de agendar entrevista no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), ao entrar em solo português. E só então, entrar com o pedido para o cartão de residência. 

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que além de diminuir o tráfego do SEF, essa simplificação é uma forma de atrair mão de obra qualificada.
A nova lei permitirá desburocratizar e flexibilizar os procedimentos para solicitação de visto de trabalho.

Walther Alvarenga



Post a Comment