Profissionais qualificados podem obter cidadania russa
Nova lei amplia profissões beneficiadas e diminui tempo de permanência

Já está em vigor na Rússia, desde dois de outubro de 2019, a nova lei que estabelece todas a condições para se obter cidadania russa a profissionais estrangeiros qualificados - agrônomos, parteiras, enfermeiras, veterinários, médicos de especialidades diversas, engenheiros, professores, farmacêuticos, eletricistas, operadores de máquinas de moagem, torneiros, serralheiros e jornalistas.  

Com isso, não será necessário cumprir com a exigência anterior de
trabalhar três anos na Rússia antes de solicitar a cidadania do país por meio do procedimento que conhecido como "simplificado".

O presidente Vladimir Putin, que completou 67 anos recentemente,  assinou ainda em julho de 2019 o documento referente à mudança, que reduz o tempo de permanência necessária para apenas um ano.

Vladimir Putin assinou lei em julho de 2019
Além disto, a lista incluía anteriormente 74 profissões específicas, mas foimas foi revisada pelo Ministério do Trabalho e Proteção Social da Rússia (Mintrud) e ampliada a 135 profissionais.

No procedimento geral, o solicitante precisa de permissão de residência junto e cinco anos de residência - que não precisam ser ininterruptos - na Rússia, o que não é necessário no novo procedimento simplificado. Além disto, o último reduz o tempo de avaliação da requisição para seis meses.

Walther Alvarenga


Post a Comment