Donald Trump n"ao apresentou rendimentos, diz juiz.
Juiz federal Victor Marrero aceita pedido de procuradores de Manhattan

Embora tenha protelado, adiando pedido da Justiça, o Presidente Donald Trump terá de apresentar a declaração de impostos - pessoal e das suas empresas - correspondente aos últimos oito anos, informa o jornal The New York Times. Às vésperas das eleições presidenciais nos EUA o juiz federal Victor Marrero aceitou pedido de procuradores de Manhattan contrariando intransigência de Trump, que se transformou no primeiro Presidente em 40 anos a não apresentar rendimentos.

Investigado pela sua relação com o ex-advogado, suspeito de fazer pagamentos a Stormy Daniels, atriz pornô que disse ter tido um caso com o presidente, a situação se complica para o republicano


Michael Cohen, ex-advogado de Trump, caiu na teia da justiça depois de investigação federal sobre “hush money”, ou seja, pagamentos para calar alguém ou subornos para descomplicar a campanha presidencial.


Cohen foi condenado a três anos de prisão por vários crimes - mentiu ao Congresso, financiamento ilegal da campanha de Trump e evasão fiscal, por exemplo.


O juiz Victor Marrero escreveu 75 páginas para validar a posição da procuradoria de Manhattan, em Nova Iorque. O argumento de Trump contra investigações judiciais, escreve Marrero, “é repugnante para a estrutura governamental e para os valores constitucionais do país”.


Trump negou entregar a declaração durante a campanha presidencial de 2016 mas, soube-se a 17 de setembro, que procuradores de Nova Iorque intimaram a Mazars USA, a empresa de contabilidade que trata das contas e impostos de Trump, para entregar a folha misteriosa com dados pessoais e empresariais.


Esses procuradores pediam então o acesso às contas de Trump desde 2011. A Mazars USA respondeu na altura que iria “cumprir com todas as obrigações legais”.


Walther Alvarenga

Post a Comment