Saifullah Manun foi preso pela Polícia Federal. Ele morada no Brás.

Saifullah Manun comandava rede criminosa de tráfico de pessoas

A ação esquematizada entre a Polícia Federal e Agência Norte-Americana de Imigração resultou na prisão de Saifullah Manun, considerado como o maior traficante de imigrantes do mundo. Ele agia sorrateiramente no comando do tráfico de pessoas, pasme leitor do BLOG, mobilizando uma rede criminosa.

O homem aparentemente acima de quaisquer suspeitas, caminhava tranquilamente pelas ruas do Brás, populoso bairro de comércio em São Paulo, onde viveu durante seis anos. Evidente, ele vinha sendo investigado.

E ninguém poderia supor que aquele estrangeiro, de semblante sereno, se tratava de um perigoso traficante de pessoas – ele levou cerca de 200 pessoas do continente asiático para os EUA, tendo como rota de passagem o Brasil.

Manun é natural de Bangladesh, um país pequeno em território, menor que o Uruguai, mas onde se concentra uma das maiores aglomerações de pessoas no mundo. A capital Daca, para se ter ideia, possui 14 milhões de habitantes.

Segundo a Polícia Federal, a maioria das pessoas levadas ilegalmente para os EUA por Saifullah Manun eram de países como Paquistão, Índia e Afeganistão.

Entenda o esquema

Os imigrantes oriundos dos países citados, desembarcavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos – em Cumbica –, e eram levados para o Acre, cidade de Rio Branco. 
A partir daí, iniciava-se uma peregrinação para chegar ao destino.

Os imigrantes realizavam travessia ameaçadora por países da América do Sul, Central e do Norte, até chegarem nos EUA.

Como pode analisar o leitor, o tráfico internacional de pessoas realizava operação minuciosa, usando o Brasil como rota de passagem, mas a Polícia Federal agiu com cautela, juntamente com Agência Norte-Americana de Imigração, e desmantelou o esquema.

Walther Alvarenga

Post a Comment