Green card falsificado aponta brasileiro como cúmplice
Cristiano Ribeiro de Moura foi encaminhado ao Tribunal Federal

Burlar leis nos EUA é caminho fatal para o imigrante, principalmente se ele tem documento – o green card –, e faz uso deste privilégio para  fraudar o Departamento de Imigração. A fraude, no caso, é a falsificação do green card. E tem brasileiro envolvido nesta trapaça.

É o caso do brasileiro Cristiano Ribeiro de Moura, que enfrenta acusações no Tribunal Federal de Boston (MA) por vender cartões de residência legal permanente (green card) e programas (softwares) para a criação dos documentos fraudulentos.

E para interromper o golpe e mandar Cristiano para a prisão, as autoridades federais usaram informantes para chegar até o brasileiro. Uma estratégia investigativa minuciosa, que deu certo.

Como funcionava a fraude do green card

Sem saber que se tratava de informantes a serviço de autoridades federais, o brasileiro deu dicas de como produzir a fraude. Disse que precisariam de um laptop modelo mais antigo com o Windows 7, conta um dos agentes federais.
Cristiano relatou aos informantes que precisava de fotografia digital e informações biológicas para fazer os documentos. Os agentes instruíram os informantes que comprassem os documentos falsificados. Tudo foi filmado, sem o brasileiro perceber, disseram as autoridades.
Os documentos falsos foram produzidos e entregues aos informantes que, evidente, entregaram aos agentes federais.  Deu prisão, claro, e a situação de Cristiano Ribeiro de Moura ficou complicada.
Walther Alvarenga

Post a Comment