Confinamento em Wuhan deixa brasileiros em desespero diante do caos
O Brasil pensa, 11 países agem rápido para resgatar cidadãos na China

Enquanto França, Reino Unido, Japão – total de 11 países –, agem rápido, enviando aviões para resgatarem cidadãos de seus respectivos países de áreas de risco na China –Wuhan de onde se originou o coronavírus –, o Brasil ainda estuda em como se proceder diante da epidemia que ameaça o mundo.

Em Wuhan – área de 40 milhões de habitantes, isolada pelas autoridades chinesas –, 40 brasileiros estão confinados e pedem socorro ao governo brasileiro para deixarem a China o quanto antes. Em Brasília a fala de autoridades é a seguinte: ‘resgatar apenas 40 pessoas é dispendioso’ – imagine!

A Holanda já se empenha para tirar 20 pessoas de Wuhan.

O perigo iminente exige a retirada imediata, mas o Brasil ainda estuda o caso – a morosidade do Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo é alarmante.

Paulo Estivallet de Mesquita, embaixador do Brasil em Pequim, até o momento da publicação desta matéria dizia que não é possível evacuar brasileiros da cidade de Wuhan. Como assim, embaixador?

A situação se agrava e 11 países enviam aeronaves oficiais à China para resgatarem seus respectivos cidadãos, dando o suporte necessário diante da epidemia do coronavírus.  Mas o Brasil ainda faz reuniões – muitas reuniões –, e nada ficou decidido até o presente momento.

Walther Alvarenga

Post a Comment