Situação crítica para brasileiros que desembarcam no México


 México alega que brasileiros não apresentam documentação consistente

Por que o México está barrando a entrada de brasileiros no país? E não se trata de pessoas na fronteira, pelo contrário, quem chega via aeroporto na cidade do México é impedido de entrar. O motivo? Segundo oficiais de imigração mexicanos, os brasileiros não apresentam documentação consistente que garanta permanência no país, mesmo para férias.

Brasileiros reclamam de maus-tratos no aeroporto da cidade do México, o que resulta em deportação, constrangimento e revolta.

Segundo comunicado expedido pelas autoridades do México, ‘a inconsistência de informações fornecidas pelos brasileiros, tais como reservas de hotel inexistente ou o desconhecimento do nome das pessoas com quem alegadamente hospedar-se-iam têm sido insatisfatórias’.

O número de brasileiros detidos nos aeroportos do México chamou a atenção do Consulado-Geral do Brasil no México que alerta para o seguinte: ‘embora o país não exija visto para brasileiros, todos os documentos devem ser apresentados na forma impressa – é necessário constar reserva de hotel, nome e telefone de pessoas no país’.

Sem água e sem alimento

Brasileiros que não são admitidos no país, precisam esperar seu retorno ao Brasil por horas ou dias, detidos em salas dos aeroportos internacionais mexicanos em condições equivalentes a reclusórios.

Outro agravante: o México não garante o fornecimento de alimentos ou água para quem está aguardando o retorno ao Brasil e que nem mesmo o direito a uma chamada telefônica é respeitado em alguns casos.

Walther Alvarenga







Post a Comment