Gianna Bryant e Kobe Bryant que morreram na queda do avião

Não está descartada possível falha do piloto que derrubou aeronave

Nos EUA continua incógnita no voo que matou a lenda do basquete americano, Kobe Bryant - cinco vezes campeão da NBA. A investigação sobre a queda da aeronave é minuciosa e, segundo fontes, não está descartada a hipótese de possível erro do piloto. A queda também matou a filha do atleta e sua herdeira, Gianna Bryant, de 13 anos, além de amigos.

O modelo é considerado um dos mais versáteis helicópteros médios da atualidade. O S-76 é uma aeronave para até 16 passageiros, sendo amplamente utilizado no transporte de autoridades e até mesmo voos offshore, atendendo plataformas de petróleo em alto mar.

Outro detalhe: a aeronave utilizada por Kobe Bryant, registrado como N72EX, foi fabricado em 1991 e mantinha condições de voo de acordo com as rígidas exigências da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos.

Erro humano?

Teria sido imprudência do piloto?  O acidente possivelmente será classificado como CFIT, acrônimo em inglês para colisão com o solo em voo controlado. Esse tipo de acidente ocorre quando a aeronave, com todos seus equipamentos e sistemas funcionando normalmente, mantendo total controle do piloto colide inadvertidamente com o solo.

 A causa mais comum para esta ocorrência é o fator humano, que varia desde uma incorreta leitura dos dados, desconhecimento do terreno sobrevoado e até completa desorientação espacial.

Walther Alvarenga 

Post a Comment