Nigerianos estão entre os mais bem sucedidos e com nível de educação 

 Cerca de 300 milhões de africanos vão ser afetados com a nova medida

As novas restrições impostas por  Donald Trump para obtenção de vistos para os EUA aponta quatro países africanos, incluindo a maior economia do continente, a Nigéria. Lembrando que os nigerianos estão entre os mais bem sucedidos e com maior nível de educação dos imigrantes na América.

Com isso, cerca de 300 milhões de africanos vão ser seriamente afetados pelas novas restrições a vistos americanos, que entrou em vigor desde a última sexta-feira. Portanto, cidadãos do Sudão, Tanzânia, Eritreia e a Nigéria estão na mira de oficiais de imigração do EUA.

Segundo autoridades dos países afetados, com a medida, um quarto da população africana de 1.2 mil milhões de pessoas será prejudicada. Total de  300 milhões de pessoas – um em cada quatro africanos.

Trump havia anunciado que um dos pilares da sua estratégia era conter a crescente influência da China e da Rússia na África, através da expansão dos laços econômicos com o continente negro.

No entanto, a nova política de vistos significa um retrocesso nesse caminho e um violento bater de portas na maior economia africana, a Nigéria.

As novas restrições aéreas serão ainda aplicadas a Myanmar, país acusado de genocídio contra a sua população muçulmana, e o Quirguistão, um antigo estado soviético.

Walther Alvarenga

Post a Comment