Bolsas de Valores no mundo perdem bilhões em apenas uma semana

Dólar em alto no Brasil, Bolsas despencando no mundo traduz preocupação

Numa só semana, os mercados mundiais de ações viram desaparecer cerca de cinco bilhões de dólares – mais de vinte bilhões de reais. Um montante tão elevado que representa mais de 22 vezes a riqueza produzida, por exemplo, em países da Europa.

O balanço semanal é feito no índice global da MSCI - Morgan Stanley Capital International –, sigla de empresa americana de análise do mercado financeiro que produz índices de ações, fundos de investimentos e portfólios de países.

Lembrando que sua principal atividade é medir o desempenho das Bolsas de Valores. Os índices são usados como parâmetros para diversos fundos de investimentos. Os índices de equidade do MSCI são calculados desde 1969.

As bolsas de valores europeias abrem em forte queda, em meio ao medo de investidores diante de uma possível recessão mundial causada pelo novo coronavírus. Teme-se que esta possa acabar sendo a pior semana desde a crise financeira de 2008.

No Brasil, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira tem oscilado, com isso o dólar comercial mantem-se em alta com moeda a R$ 4,444 na venda. A cotação chegou a passar de R$ 4,50.

A preocupação com o coronavírus vem afetando Bolsas de Valores e a cotação das moedas pelo mundo nos últimos dias. Investidores estão reticentes diante do momento incerto com os índices preocupantes da doença que continua se propagando mundo afora.

Em contrapartida, viagens ao exterior estão sendo adiadas – principalmente Itália, China, Japão e Coreia do Sul  –, devido ao alto índice de contaminação pelo coronavírus. As companhias aéreas já sentem o impacto e temem o alerta vermelho.

Walther Alvarenga

Post a Comment