Portugal já está emitindo visto para cidadãos estrangeiros

Requerentes recebem código pessoal de acesso que permite fazer trâmite

Conforme anunciado pelo BLOG, Portugal já inicia a fase de emissão de vistos de entrada no país. A exigência do visto eletrônico para cidadãos estrangeiros já está em vigor, sendo que a partir de 2021, todos os países que integram a União Europeia vão exigir visto de entrada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) anunciou nesta sexta-feira que o pedido de vistos em formato eletrônico já é possível no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos, estando para breve o pagamento eletrônico da taxa administrativa.

Entrou esta semana em funcionamento o e-VISA, a nova plataforma do Ministério dos Negócios Estrangeiros destinada a simplificar os procedimentos relativos aos pedidos de visto.

Com a introdução do e-VISA, os pedidos de visto e o envio dos documentos necessários para o tratamento do pedido passam a poder ser feitos por via eletrônica, segundo comunicado hoje distribuído pelo MNE.
Como funciona?
Os requerentes de vistos recebem um código pessoal de acesso que permite fazer o acompanhamento online do processo, desdobrado em quatro fases, que são o pedido registrado, em análise, deferido ou indeferido.

E, finalmente, o visto emitido, estando prevista a evolução desta plataforma para a possibilidade de pagamento da taxa administrativa.
Global das Migrações (Resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2019, aprovada a 20 de agosto), acrescenta-se ainda no comunicado sobre esta nova funcionalidade, disponível no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos em português, inglês, francês, ucraniano e russo.
Walther Alvarenga


Post a Comment