Vietnamitas aglomeram trânsito na volta para casa
No país com 96 milhões de habitantes as pessoas saem às ruas normalmente, com trânsito carregado de motocicletas
Com um índice baixíssimo de infectados pelo coronavírus, onde não há registro de mortes pela Covid-19, o Vietnam – país com 96 milhões de habitantes –, começou a relaxar o distanciamento social. As pessoas saem às ruas normalmente, com trânsito carregado de motocicletas.
E após uma semana sem novos casos, nesta quinta-feira várias lojas, restaurantes e cafés voltaram a abrir na maior parte do país, exceto em algumas zonas tidas como problemáticas.
Vale lembrar que o Vietnam, fronteira com a China, tinha potencial para ser gravemente afetado pelo coronavírus. No entanto, seguiu uma estratégia rápida que deu bons resultados. Já no início de fevereiro, interrompeu os voos com a China.
E mais: 180 mil testes foram realizados e cerca de 80 mil pessoas teriam sido postas em quarentena, em dormitórios com beliches e noutros lugares. A combinação de testes, identificação de contatos e isolamento que outros países também usaram - Taiwan e Coreia do Sul entre eles - explica os números relativamente baixos de infectados.
A Organização Mundial de Saúde elogiou a colaboração dos cidadãos vietnamitas, também a eficiência da administração vietnamita por ter desenvolvido papel importante no combate à doença. E embora seja ilegítimo suspeitar dos números oficiais em qualquer ditadura onde a informação é controlada, as estatísticas têm recebido crédito.
Afinal, o Vietnam já em 2003 tinha sido o primeiro país a ser removido da lista daqueles onde havia transmissão do SARS, um coronavírus anterior que fez 775 mortos, um larga maioria deles na China continental e em Hong-Kong.
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa

Post a Comment