O vírus foi detectado em secreções nasais de porcos 

Trata-se do vírus “G4” e descende geneticamente do vírus H1N1 que causou a pandemia de gripe suína em 2009. Autoridades da saúde em alerta.


Fala-se da descoberta de um no vírus na China, segundo médicos infectologistas, que começa a ser investigado. Trata-se do vírus “G4” e descende geneticamente do vírus H1N1 que causou a pandemia de gripe suína em 2009. O alerta foi revelado pelo estudo publicado esta segunda-feira na revista científica PNAS, a revista oficial da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Importante ressaltar que o estudo contou com apoio de várias universidades chinesas e o Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças.

A publicação deixa a população da China e da Europa em alerta, pois segundo estudos, "o vírus possui todas as características básicas que lhe conferem uma alta capacidade de adaptação para infecção de seres humanos".

Segundo os cientistas, desde 2011 que as pesquisas vêm sendo realizadas. O vírus foi detectado em secreções nasais de porcos de matadouros de dez províncias chinesas e um hospital veterinário.

Pasmem, leitor do BLOG, foram encontrados 179 vírus de gripe suína a maioria dos quais pertencente a esta nova variante identificada.  E se tornou dominante entre os suínos.
O estudo identificou ainda vários casos de trabalhadores que já tinham sido infectados pelo “G4”, apontando para uma possível nova pandemia.
De todos os trabalhadores nos matadouros usados para amostra, 20,4% testaram positivo para anticorpos do vírus “G4”, ou seja, já tinham estado infectados pela nova estirpe da gripe suína.
A preocupação é se infecções de humanos com “G4” levem a uma adaptação do vírus e aumente o risco de uma pandemia", adianta James Wood, um dos investigadores e chefe do departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge.
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa


Post a Comment