A nuvem de gafanhotos está próxima do Brasil e preocupa

A nuvem de gafanhotos que avança pela Argentina está a 130 km em linha reta do município brasileiro de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul

Há uma preocupação por parte dos agricultores do Brasil quanto à nuvem de gafanhotos que está na Argentina e que pode se deslocar para o Brasil, e também para o Uruguai, deixando as autoridades em alerta vermelho. Segundo divulgou o governo argentino, a nuvem de gafanhotos que avança pela Argentina está a 130 km em linha reta do município brasileiro de Barra do Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul. O fenômeno também está à mesma distância do Uruguai.

A praga que vem atingindo plantações em território argentino, não reconhece limites ou fronteiras e, em um dia, pode viajar até 150 quilômetros.

No Brasil, o Ministério da Agricultura tem plano para acompanhar a nuvem de gafanhotos que, evidente, é uma ameaça à agricultura. Em alerta máximo, o governo brasileiro prepara uso de aviões para possível controle dos insetos.

Parte superior do formulário
De acordo com os meteorologistas, a chegada vai depender da condição climática no Sul nos próximos dias. Disse Héctor Medina, chefe do serviço de monitoramento do país vizinho, que a nuvem também está à mesma distância da cidade de Bella Unión, no Uruguai, para onde os especialistas acreditam que os insetos vão migrar.

Importante ressaltar que desde 2015, a formação de nuvens desses insetos nos países vizinhos – Bolívia, Paraguai e Argentina –, ocorre de forma relativamente frequente. 

Walther Alvarenga

#NãoSaiadeCasa




Post a Comment