O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA fecham consulado da China em Houston. Pequim fala em retaliação!


Consulado da China em Houston foi fechado nesta quarta
Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, afirma que o consulado foi fechado “para proteger a propriedade intelectual e as informações privadas dos norte-americanos”. China ameaça "retaliação"
 Após ser acusada pelos EUA de espionar os testes da vacina contra a Covid-19, criando mal-estar diplomático, a China anunciou nesta quarta-feira que foi forçada a encerrar o seu consulado na cidade norte-americana de Houston, numa medida descrita por Pequim como uma “provocação”.
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus, afirma que o consulado foi fechado “para proteger a propriedade intelectual e as informações privadas dos norte-americanos”.
“A Convenção de Viena diz que os diplomatas de Estado devem ‘respeitar as leis e regras do país anfitrião’ e ‘têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado’”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado.
“Ordenamos o encerramento do consulado da República Popular da China em Houston, a fim de proteger a propriedade intelectual e as informações privadas dos norte-americanos”, prosseguiu, sem detalhar, a porta-voz que acompanha o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, em visita a Copenhage.
Esta decisão surge num cenário de tensões crescentes entre as duas potências em várias frentes: a controversa lei de segurança nacional em Hong Kong, acusações de espionagem e a situação de direitos humanos na região chinesa de Xinjiang (nordeste), particularmente.
O país chinês advertiu que vai haver “retaliação”. “A China condena veementemente esta ação ultrajante e injustificada”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa Wang Wenbin, em conferência de imprensa.
 Wang considerou a decisão norte-americana uma “provocação” que “viola o direito internacional e os acordos consulares entre os dois países”.
Segundo o New York Times, depois da notificação da administração Trump foi visto fumaça saindo de um pátio do consulado. A polícia e os bombeiros estiveram no local, mas não entraram no edifício, considerado território chinês, e onde aquele país tem soberania.
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa

Nenhum comentário