Greta Thunberg recebe o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade

Nomeada por três individualidades internacionais, Greta Thunberg passou por um crivo exigente, dentre 136 nomeados – 79 organizações e 57 personalidades de 46 países
A ativista sueca Greta Thunberg recebeu nesta segunda-feira o “Prêmio Gulbenkian para a Humanidade”, no valor de um milhão de euros, pela forma original de como c Greta Thunberg onseguiu chamar a atenção para a urgência climática.
A gradecida, a jovem de 17 anos disse que  distinção da “Fundação Thunberg” irá doar o prêmio de 1 milhão de euros a várias organizações do Sul Global, para ajudá-las a enfrentar a crise ecológica e climática.
Nomeada por três individualidades internacionais, Greta Thunberg passou por um crivo exigente, dentre 136 nomeados – 79 organizações e 57 personalidades de 46 países.
A seleção esteve a cargo de um comitê presidido pelo biogeógrafo Miguel Bastos Araújo para um grupo de 10 semifinalistas. Depois passou pela seleção do Grande Júri do Prêmio, presidido por Jorge Sampaio, que escolheu três nomes finalistas, destacando Greta com "amplo consenso".
Greta Thunberg deverá receber o prêmio em mãos em data ainda a agendar e que terá em conta o calendário escolar da jovem ativista, Se a pandemia de Covid-19 permitir poderá ser entregue até novembro ou então no início do próximo ano.
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa


Post a Comment