Conhecidos como Salpas estes organismos assustaram banhistas


O aparecimento de uma grande quantidade destes organismos em toda a faixa de maré levou à interdição de banhos nas zonas concessionadas da praia, onde foi hasteada a bandeira vermelha
Foi uma surpresa para banhistas à costa na Foz do Arelho, em Portugal, quando organismos gelatinosos – salpas –,  foram identificados por biólogos da Escola Superior de Tecnologia do Mar, como salpas. Todos que estavam no local saíram às pressas, mas agora, tudo voltou à normalidade.
Segundo biólogos, as salpas pertencem a um conjunto de espécie de tunicados planctônicos, muito comuns nos oceanos, afirmou o comandante da capitania, admitindo que o surgimento na Foz do Arelho possa ter a ver com uma circunstância de marés.

Os organismos gelatinosos que nesta quarta-feira surgiram à costa na Foz do Arelho foram identificados como salpas e a interdição dos banhos foi levantada durante a tarde depois de a espécie ter sido considerada inofensiva, informou a Capitania de Peniche.

O aparecimento de uma grande quantidade destes organismos em toda a faixa de maré levou à interdição de banhos nas zonas concessionadas da praia, onde foi hasteada a bandeira vermelha.
A interdição foi suspensa pelas autoridades de saúde locais e regionais, após ter sido constatado que a espécie não tem qualquer perigo para a saúde dos banhistas.
Foz do Arelho é uma vila conhecida como destino de férias de Verão , com  praias belíssimas na orla da Lagoa de Óbidos .
Walther Alvarenga
#NãoSaiadeCasa

Post a Comment