Estudo da Universidade de Oxford revela que coronavírus deixa de ser te contagioso dez dias após surgirem os sintomas em pacientes com sintomatologia ligeira ou moderada


Um estudo agora publicado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela que o novo coronavírus deixa de ser praticamente contagioso dez dias após surgirem os sintomas em pacientes com sintomatologia ligeira ou moderada. Já no que respeita a casos graves, o prazo aumenta para os 20 dias.

"A duração da ineficácia do vírus tem importantes implicações para a saúde pública e a prática de controle de infeções nos centros de saúde", relata o estudo.

 Além disso, as últimas descobertas indicam que os testes PCR repetidamente positivos geralmente não refletem um vírus altamente infeccioso. E muitas pessoas que contraíram a doença receberam testes PCR com resultado positivo durante semanas, ou meses, após terem recuperado.

Apesar das descobertas, o relatório observa a necessidade de dados adicionais para "fornecer mais tranquilidade em relação à segurança de interromper o isolamento dos doentes". E é necessário ser definida a abordagem ideal para repetir o teste e a quarentena em pacientes que se recuperaram.

 

Walther Alvarenga

#NãoSaiadeCasa

Post a Comment