O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biden faz pronunciamento e diz que a presidência não é partidária e, se vencer, será o presidente de todos!

 

 Em resultado extraoficial, a Rede ABC e Agência Reuters saíram à frente nesta quarta-feira à tarde, anunciando a vitória de Joe Biden no Michigan, o que leva o democrata a ficar mais próximo da Casa Branca – com 264 votos no Colégio Eleitoral –, Biden tem 248 votos, necessitando apenas de 6 votos para  vencer a eleição. Na Casa Branca, o clima era de total desolação 

 

O clima era de total desolação na Casa Branca, onde Donald Trump e seus aliados estavam reunidos, acompanhando o passo a passo das apurações dos votos – provavelmente cientes do avanço de opositor nas urnas. E segundo informação extraoficial da Rede ABC e da Agência Reuters, antes dos resultados oficiais, Joe Biden é o vencedor do estado Michigan, obtendo 16 votos, o que somaria 264 votos no Colégio Eleitoral ( Biden tem 248 votos), precisando apenas de 6 votos para conseguir 270 votos que o elegerá o novo presidente dos EUA. 

Nas imediações da Casa Branca, vários eleitores de Biden, empunhavam cartazes com os dizeres: “Trump is over”. Eles caminhavam entusiastas, sob os olhares incrédulos de apoiadores de Trump, denotando um clima de apreensão, embora – até o encerramento desta matéria – tudo transcorria normalmente por lá, ou seja, sem atos de vandalismo ou confrontos.

Em um discurso otimista, embora deixasse claro de que não era um pronunciamento de vencedor, respeitando os resultados da contagem de votos, Joe Biden falou para os americanos, dizendo que os EUA não será um país vermelho ou azul, mas “um país de todos”. "Nós o povo não seremos silenciados, nós não vamos nos render". Biden promete vitória e união.

"Kamala e eu estamos aqui  - a vice, a senadora Kamala Harris acompanhou o pronunciamento –, para uma breve declaração. Meus amigos americanos, provaram de novo que a democracia é o coração deste país. Mais de 150 milhões votaram e isso é extraordinário. O governo do povo e para o povo está vivo. Aqui o povo manda. E determina quem vai ser o Presidente dos Estados Unidos". 

"E, agora, é claro que estamos ganhando estados suficientes para ganhar os 270 votos. Não estamos aqui para declarar que ganhamos, mas para dizer que no fim confiamos que seremos vencedores", enfatiza o democrata.

Biden já tem vitória garantida em Michigan, e disse que tem "bons sentimentos" na Pensilvânia. E que acredita numa vitória no Nebraska. "Estamos na rota para ganhar”. "É um ganho extraordinário! Quando acabar, vamos fazer o que devemos fazer, deixar a campanha para trás, baixar a temperatura, ouvir os outros, respeitar e tratar dos outros. Unir, curar, juntar a nação”, diz.

“Eu sei que não é fácil, não sou ingênuo. Mas também sei que temos de parar de tratar os opositores como inimigos, não somos inimigos. Eu fiz campanha como democrata, mas governarei como o presidente de todos. A presidência não é partidária, é o único gabinete que representa todos. Trabalharei por todos os que não votaram em mim também". 

"Ninguém vai tirar-nos a democracia, nem agora, nem nunca. Nós, o povo, não seremos silenciados, não seremos pressionados, não nos vamos render. Isto não vai ser a minha vitória, a nossa, será a vitória de todos. Não haverá estados azuis, nem vermelhos. Haverá os Estados Unidos da América", finalizou Biden.

Walther Alvarenga

Nenhum comentário