Todos reconhecem a vitória de Joe Biden como presidente eleito, mas, até então, o republicano Donald Trump estava irredutível, falando em fraude na contagem de votos. Entretanto, durante pronunciamento à imprensa na sexta-feira, pela primeira vez admitiu a derrota nas presidenciais

 

Alguns assessores mais próximos respiraram com alivio com a declaração do ainda Presidente dos EUA – até 20 de janeiro de 2021 –, Donald Trump, que, pela primeira vez, admitiu nesta sexta-feira, na Casa Branca, que poderá não vencer as presidenciais. Todos reconhecem a vitória de Joe Biden como presidente eleito, mas, até então, o republicano estava irredutível, falando em fraude na contagem de votos. Biden tem hoje 306 votos no Colégio eleitoral contra 232 de Trump.

Trump também fez declaração sobre a propagação da pandemia nos EUA e os avanços no desenvolvimento de vacinas e terapêuticas para combater o SARS-CoV-2, em que nem por uma vez referiu o nome do presidente eleito.

Nos primeiros comentários, a imprensa americana destacou que foi a primeira vez que Trump não denunciou ilegalidades – não comprovadas –,  no processo eleitoral e admitiu que pode não ser o vencedor das eleições presidenciais.

Este foi o primeiro pronunciamento de Trump à imprensa, desde que foi anunciada a vitória do candidato democrata e agora presidente eleito, Joe Biden – com as previsões feitas pela CNN, The New York Times e The Washington Post.

Trump falou ainda do investimento que a sua administração fez na Operação Warp Speed e deixou um aviso à Pfizer, para facilitar e acelerar o desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas, terapêuticas e diagnósticos contra a Covid-19.

Trump finalizou a declaração e afastou-se do púlpito, não permitindo quaisquer questões dos jornalistas.


Walther Alvarenga

Post a Comment