Segundo relatos de brasileiros que solicitaram a renovação do passaporte em Portugal, o processo é lento, quase que um descaso, atrapalhando a vida dos residentes

Além dos problemas que Portugal enfrenta com o número crescente de pessoas infectadas pelo coronavírus, um outro empecilho vem acontecendo, com os brasileiros que residem no país, com a demora nas filas para renovação do passaporte.

Segundo pessoas que solicitaram essa renovação, o processo é lento, quase que um descaso, atrapalhando a vida dos residentes.

O inconveniente se repete todos os dias, com brasileiros que esperam meses nos consulados de Portugal, e isso se tornou um desespero. As filas à porta do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, na Rua António Maria Cardoso, paracem não terminar. 

Queixas de atraso na validação de documentos como o passaporte não param. Alguns brasileiros dizem-se desesperados, muitos vão perder o Natal em família.

Consulados do Brasil em Portugal asseguram atenção especial a emergências e aumento da produtividade, após a paragem causada pela pandemia.

Em uma manhã de chuva, a Rua António Maria Cardoso estaria vazia não fosse à fila que ali se junta, todos os dias, logo no início da rua, para quem vem do Chiado.

Nada que perturbe o relativo silêncio. Aliás, à porta do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa já teve aglomerações bem maiores. 

Mais à frente, junto ao quiosque que serve um restaurante, agora fechado, uma mulher chora de mãos na cabeça, papéis encharcados. É óbvio que saiu da porta onde aquela fila de pessoas tenta agora entrar.

E se a demora continuar por parte das autoridades consulares do Brasil em Portugal, muitos brasileiros vão passar as festas de fim de ano sem o passaporte, sem metas para visitar famílias no Brasil.

Walther Alvarenga

 

Post a Comment