Grantham é a cidade onde nasceu
Margaret Thatcher – ainda assim há os prós e os contra. Clima de guerra entre os moradores local

Quando as opiniões se dividem entre moradores de uma cidade, a situação se complica. E exatamente isso é o que vem acontecendo no momento entre os habitantes da pequena cidade britânica de Grantham. O clima de discórdia também envolve as autoridades locais. A coisa está “pegado fogo” por lá.

Na verdade, tudo por culpa de uma estátua da mundialmente famosa ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher. Acontece que Grantham é a cidade onde nasceu Thatcher – ainda assim há os prós e os contra.

E a pergunta que não quer calar entre os moradores é seguinte: ‘Foi você que pediu uma estátua de Margaret Thatcher?’ Uma indagação que procura culpados pela ideia da estátua de Thatcher na cidade.

Apesar de Margaret Thatcher ter morrido há mais de sete anos, a divisão gerada no Reino Unido pelo legado da primeira mulher a chefiar o Governo do país mantém-se quase intacta.

Em Grantham, onde nasceu, em breve a inauguração de uma estátua e as tensões são cada vez mais claras, ou seja, metade dos moradores rejeitam a homenagem.

Um legado de amor e ódio, deixado pela chamada “Dama de ferro” que desafiou chefes de estados, impôs regime autoritário, e, até os dias de hoje, é contestada.

Thatcher, a primeira mulher primeira-ministra do país, morreu no dia 8 de abril de 2013, aos 87 anos.

Walther Alvarenga

 

Post a Comment