Apoiantes de Trump atacam coração da democracia Americana. Uma mulher e vários polícias feridos. Distúrbios provocados por manifestantes pró-Trump obrigou à interrupção da sessão de ratificação dos votos das eleições presidenciais dos EUA, reconhecendo a vitória de Joe Biden

 

Foi um momento de caos para a democracia dos EUA com a reação agressiva dos milhares de manifestantes pró-Trump que tentaram impedir a validação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais do país. Tiros, gritos, pessoas feridas e atos de vandalismo marcaram o Capitólio, em Washington, com cenas impressionantes.



A polícia do Capitólio pediu ajuda a outras forças policiais, para lidar com os milhares de manifestantes pró-Trump que se juntaram em frente ao Capitólio, forçando a entrada no Congresso e obrigando à interrupção dos trabalhos de contagem de votos do Colégio Eleitoral, para validar a eleição do democrata Joe Biden.



Enfurecidos, vários manifestantes ultrapassaram as barreiras de segurança e destruíram as janelas do edifício em Washington. No decorrer dos tumultos entre manifestantes e segurança, pelo menos uma mulher foi baleada na região do pescoço e foi transportada para o hospital em estado crítico.


Apoiantes de Trump invadem Capitólio em protesto, querendo impedir a validação de Joe Biden como Presidente dos EUA – o democrata assume o país no dia 20 de janeiro.

A sessão de ratificação dos votos das eleições presidenciais dos EUA, no Congresso em Washington, teve de ser interrompida devido aos distúrbios provocados por manifestantes pró-Trump no Capitólio.

Enquanto os representantes e senadores discutiam a objeção levantada por um grupo de republicanos à contagem dos votos no Arizona, no início da sessão de ratificação dos resultados eleitorais, apoiantes do Presidente Donald Trump, entraram no Capitólio, obrigando à suspensão da sessão.

Milhares de manifestantes tinham reunido nesta quarta-feira em Washington, protestando e contestando a vitória do democrata Joe Biden.

 

Trump faz comício

Num comício em frente à Casa Branca, Trump pediu aos manifestantes para se dirigirem para o Capitólio e fazer ouvir a sua voz, em protesto do que considera ser uma "fraude eleitoral", tendo mesmo dito que "nunca" aceitaria a sua derrota nas eleições de 3 de novembro.

Os manifestantes obedeceram ao comando do Presidente e dirigiram-se para o Capitólio, tendo mesmo forçado a oposição da polícia, que tentou impedir a sua entrada no edifício.

Minutos depois, agentes de segurança começaram a evacuar escritórios do Capitólio, por razões de segurança e, de seguida, aconselharam a suspensão dos trabalhos na Câmara de Representantes e no Senado.

Os trabalhos de discussão da contagem de votos eleitorais ficaram assim, para já suspensos, enquanto canais televisivos transmitem imagens de distúrbios nas escadas do Capitólio.

Walther Alvarenga


Post a Comment