Reino Unido, fora da União Europeia, enfrenta os primeiros desafios pós-Brexit. A partir de agora, deixa de haver livre circulação de pessoas e bens entre o Reino Unido e a União Europeia

 

O Reino Unido já está fora da União Europeia. O país, quase 50 anos depois, inicia 2021 em um novo compasso, após tantas divergências internas. Agora, a circulação de britânicos pela Europa fica restrita. Tempos de burocracias!

Em Dover, um dos principais portos de Inglaterra, os motoristas de transportes de longo curso iniciam uma nova rotina com mais burocracia, para atravessarem o Canal da Mancha, rumo à Europa continental.

Ao chegarem ao porto francês de Calais, mais burocracia. As autoridades francesas insistiram que o "Brexit" não resultaria num estrangulamento na fronteira, no entanto, o diretor das Alfândegas da região de Calais, Jean-Michel Thillier, afirmou que esperam pela verdadeira prova de fogo.

Cerca de 70 por cento do comércio entre a Grã-Bretanha e a União Europeia é feito através dos portos franceses de Calais e Dunquerque. Em média, todos os dias, passam por aqui 60.000 passageiros e 12.000 camiões.

Em Londres, alguns jornais receberam com positivismo o primeiro dia fora do bloco.

A partir de agora, deixa de haver livre circulação de pessoas e bens entre o Reino Unido e a União Europeia. As estadias superiores a 90 dias vão necessitar de visto, quer seja para viver, trabalhar ou estudar.

Walther Alvarenga

 

Post a Comment