Carismático, atencioso e atento ao seu cliente, o empresário Paulo José da Silva, popularmente conhecido como Paulão, do “Depósito do Paulão”, é um apoiador da causa dos emigrantes. Em entrevista ao BLOG, ele fala de honestidade, família e metas de vitória

 


Walther Alvarenga

O “Depósito do Paulão” – que atende vasta clientela do setor da construção –, é uma tradição em Poços de Caldas e Região pela qualidade dos produtos, bom atendimento e o carisma do seu proprietário, o empresário Paulo José da Silva, popularmente conhecido como Paulão. E cumprindo uma agenda de trabalho intensa, a empresa é comandada pela família – esposa e filhos –, sempre atentos na demanda do dia a dia, missão que começa bem cedinho, se estendendo ao longo do dia.

Segundo Paulão, o seu ingresso no mercado da construção civil é uma tradição de pai para filho. “Meu pai começou a trabalhar no ramo da construção em setenta e oito – 1978 –, quando trabalhei com ele. Depois eu saí da empresa do meu pai e fui trabalhar com transportes, viajar com caminhão, mas em noventa e sete – 1997 –, voltei a trabalhar com o meu pai.”

Paulão sempre atento

“A partir daí as coisas melhoraram, trabalhávamos na ocasião só com tijolos, quando decidimos montar o depósito, e a empresa cresceu, graças a Deus. Foi uma visão importante porque ampliamos o nosso atendimento, com produtos essências de construção, e o Depósito prosperou”, relata o empresário.

Perguntado sobre a origem do nome da empresa, “Depósito do Paulão”, que se popularizou entre os construtores e demais clientes de Poços e Região, Paulão foi enfático: “Foi quase que uma brincadeira quando estávamos escolhendo o nome do depósito, então sugeriram Paulão, o aumentativo do meu nome, Paulo José da Silva.”

“Paulão era o meu apelido, e como somos muito conhecidos na cidade, ficou ‘Depósito do Paulão’. E deu muito certo. A empresa, quando passar para os filhos, com certeza vai continuar com esse nome, ‘Depósito do Paulão.”

Sobre a correria do dia a dia, entre um depósito e outro – a empresa tem dois Depósitos –, negociando com clientes, comando de funcionários, carregando caminhões, verificando entregas e a chegada de materiais, é preciso ter fôlego, sabedoria. Mas Paulão e sua equipe sabem muito bem lidar com isso.

Dedicação ao trabalho

“É corrido, mas muito gratificante. O importante no trabalho é a honestidade. Ser honesto com os clientes é a principal resposta de um bom trabalho. Infelizmente, têm empresários que não são honestos com os clientes e isso traz consequências.”

“Quando você vende um produto, você tem que ser pontual, exato no que você vende, principalmente quantidade. Por exemplo, se você vende xis, tem que entregar xis, nada de enganar o cliente. Vender mil peças e entregar apenas novecentas e cinquenta peças, isso não é correto. Falta honestidade.”

“Outro ponto de ajuda à empresa é o funcionário; pagar corretamente o seu funcionário, reconhecer o seu valor. E sempre ajuda-lo no que for preciso, porque é o funcionário que traz o retorno que a empresa necessita. É importante que exista amizade entre empregador e funcionários.”

“Por exemplo, temos funcionário que trabalha há vinte anos na empresa, e se esse funcionário está há vinte anos na empresa é porque não é ruim trabalhar  aqui, ele encontrou segurança”, reconhece.

“Aqui, trabalhamos em família: eu, a minha esposa e os meus filhos. Aqui, os nossos clientes são muito bem tratados, com atendimento especial, satisfatório, essa a filosofia do ‘Depósito do Paulão.”  

O Paulão reserva um tempo para o lazer? “Bem, a vida do Paulão no dia a dia é trabalhar bastante, mas aos domingos gosto de andar de gaiola pelo mato (risos); de preparar aquela carne especial para o almoço em família. Graças a Deus é gratificante a vida que eu tenho, e agradeço a todo mundo que está do meu lado.”

Quanto a possibilidade de visitar um país, disse Paulão que sua vontade é conhecer os países mais pobres, caso da Etiópia, Nigéria, Somália e Moçambique. E ele justifica o motivo: “Sei que no Brasil ainda existe muita pobreza, mas gostaria de conhecer esses países mais pobres, entender o seus motivos e, fazer dessa visita uma forma de poder ajudar melhor as pessoas mais pobres do Brasil. ”   

 

Apoio aos emigrantes

Importante apoiador à causa dos emigrantes, o “Depósito do Paulão” é empresa participativa, presente no Programa “New York – Um Sonho Brasileiro”, que está no ar há 31 anos pela TV Poços (www.tvpocos.com.br). Um projeto que traz informações dos brasileiros no exterior às famílias em Poços e Região. Um trabalho humanitário.

Em mensagem aos brasileiros no exterior, em defesa da família no Brasil, Paulão fez importante pronunciamento quando solicitado. “O difícil é trabalhar longe dos familiares, em outro país, principalmente nos Estados Unidos. Aos brasileiros que estão trabalhando fora do país, que façam o seu ‘pé de meia’, mas que retornem para junto de suas famílias."

"Aqui, trabalhando bastante também se faz o seu ‘pé de meia’. Temos clientes fora do país. O importante é não se esquecer da família, estar sempre presente. Um abraço especial a todos os emigrantes, e quando vieram ao Brasil, venham ao ‘Depósito do Paulão’, estamos aqui prontos para atender a todos.”   

 

 Serviço


Endereço - R. Cel. Virgílio Silva, 1361 - Vila Nova, Poços de Caldas - MG

 

Post a Comment