O fundador da Amazon, Jeff Bezos, decolou nesta terça-feira, às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial, que durou 10 minutos. Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, “Blue Origin” 

 

 Jeff Bezos, o milionário fundador da Amazon fez história ao realizar nesta terça-feira, pela primeira vez, a viagem ao espaço, a bordo do foguete de sua empresa “Blue Origin”.

 

Na sua companhia viajaram Mark Bezos – irmão do magnata –, o jovem holandês Oliver Daemen, de 18 anos, e a ex-piloto norte-americana Wally Funk, de 82 anos. Foi uma festa após voltarem a aterrissar no Texas. 


Bezos comemorou
 

O voo da “Blue Origin”, empresa do setor aeroespacial, fundada em 2000 por Bezos, decolou do Texas por volta das 9h12, tendo aterrissado cerca de dez minutos depois, após ter estado a mais de 100 km de altitude.

 

Foi uma viagem história ao espaço, com duração de 10 minutos. 

 

O primeiro voo tripulado da “Blue Origin” ocorre no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos americanos, e dos dois primeiros humanos, à superfície da Lua. 


Tripulação realizada
 

Wally Funk, ex-piloto norte-americana, concretizou o sonho de ir ao espaço depois de na década de 60 ter sido rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher. 

 

Já o jovem Oliver Daemen, cujo pai multimilionário cedeu-lhe o lugar na viagem, depois da desistência de outro candidato, que pagou 23,7 milhões de dólares pelo bilhete leiloado, é fascinado pelo espaço, Lua e foguetes desde os quatro anos e tem uma licença de piloto privado. 

 

O foguete “New Shepard” alcançou uma altitude de 106 quilômetros, acelerando em direção ao espaço a uma velocidade três vezes superior à do som. 

 

A primeira viagem turística espacial da “Blue Origin” sucede em pouco tempo à também inaugural da “Virgin Gallactic”, onde seguiu o e multimilionário britânico, Richard Branson. 

 

Walther Alvarenga

 

Post a Comment