A brasileira Lenilda dos Santos, de 49 anos, de Rondonia, não suportou as altas temperaturas do deserto do México e morreu de sede e fome, abandonada pelos “coiotes”. Ela tentava entrar clandestinamente nos EUA quando a fatalidade ocorreu


 E novamente a situação se repete: brasileira morre abandonada no deserto dos EUA durante travessia. Familiares dizem que o grupo a deixou no meio do deserto, sem água nem comida. 

Os coiotes disseram que retornariam para buscar a brasileira, mas isso não ocorreu. Ela foi identificada como Lenilda dos Santos, de 49 anos, de Rondonia.

 É o retrato dos anos oitenta que se repete, quando brasileiros eram encontrados a mínguas – em condições subumanas –, perdidos no deserto do México, deixados para trás. Nesse contexto, também crianças foram encontradas.

 Foram os agentes de fronteira do estado do Novo México que encontraram nesta semana o corpo Lenilda dos Santos, que tentava entrar clandestinamente nos EUA. 

 Os familiares disseram que Lenilda cruzou a fronteira dos EUA com o Méxicomas ficou para trás, sem água nem comida em pleno deserto, porque estava cansada. O grupo teria prometido que voltaria para ajudá-la, mas isso não aconteceu.

Em pleno verão, as altas temperaturas do deserto são fatais para o corpo físico. É verão no Hemisfério Norte, e as temperaturas no deserto do Novo México podem atingir os 40°C.

Lenilda ainda conseguiu se comunicar com a família por mensagens de celular, inclusive, com compartilhamento de localização. Ela parou de responder e, então, os familiares pediram ajuda às autoridades do Novo México, estado no sudoeste dos EUA.

 

Detido no Arizona

A notícia da morte de Lenilda chega em um momento de novas atenções voltadas à fronteira do México e dos EUA, com mais apreensões de imigrantes que tentam entrar clandestinamente em solo americano.

 Na manhã de quinta-feira, um grupo de 140 brasileiros foi detido no estado do Arizona. Câmeras de segurança flagraram a entrada desse grupo, e guardas de fronteiras interromperam a travessia.

De acordo com as autoridades locais, os agentes de fronteira têm encontrado mais de 600 migrantes por dia, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado.

Dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA obtidos pela BBC mostram que, de outubro de 2020 a agosto de 2021, 46.410 brasileiros foram detidos ao cruzar ilegalmente a fronteira sul do país através do México — um recorde.  

 

Walther Alvarenga


Post a Comment